Guia Franquias de Sucesso

F360 já atende 10% do faturamento do franchising brasileiro

f360 atende 10 do faturamento do franchising brasileiro

f360 atende 10 do faturamento do franchising brasileiro

A plataforma de gestão financeira para varejistas F360 vem se consolidando no mercado de franchising, e já está presente em mais de 10 mil pontos de vendas.

Atendendo franqueados de marcas reconhecidas nos seus segmentos, como Hope, Arezzo, McDonald’s, O Boticário, entre muitas outras, a startup revelou recentemente que cerca de 10% do faturamento do franchising brasileiro já passou pela sua plataforma.

Como um dos resultados, a receita da empresa no ano passado chegou a R$ 25 milhões. Agora, a F360 tem o objetivo de encerrar 2023 com um faturamento de R$ 37 milhões e atendendo 15 mil lojas.

Para isso ser possível, a companhia está ampliando o seu segmento de atuação. Em 2022, ela entrou no setor de alimentação, e nesse ano tem planos de ingressar nos mercados de farmácias, academias e pet shops.

Nesse sentido, a F360 vem estudando as necessidades específicas de cada setor para oferecer soluções financeiras personalizadas. Guilherme Pimentel, head de dados e produto da F360, explica: “É bastante comum que os segmentos tenham dores parecidas na gestão, como a conciliação, por exemplo, a auditoria de taxas registradas vindas pelos pelas adquirentes e afins. Dessa forma, atuamos de forma eficiente em uma dor que é comum entre os franqueados, independentemente do setor em que atuam”.

Entretanto, mesmo com muitas similaridades, a F360 também cria novos recursos que se adaptam a cada nicho. “Após a definição de um novo segmento, partimos para uma segunda etapa, onde entendemos as necessidades, adaptamos a oferta, e criamos novas funcionalidades e integrações, caso seja necessário, para assim ter relevância no segmento”, explica Henrique Carbonell, fundador da startup.

Soluções da F360 para o franchising 

Atualmente, a F360 oferece quatro produtos voltados para o mercado de franchising: o F360 Finanças, F360 Painel, F360 Emissor e a F360 Educa.

Na solução F360 Finanças, os franqueadores contam com ferramentas para todo o processo de gestão financeira da rede, como contas a pagar, processos de fluxo de caixa, conciliação de cartões, etc.

Inclusive, a conciliação de cartões é um dos diferenciais que a plataforma possui em comparação a outras do mercado. Ela realiza um cruzamento dos dados do PDV com as adquirentes, o que possibilita verificar não apenas as taxas, mas o registro das vendas realizadas com cartões e vouchers.

A solução F360 Painel apresenta para a franqueadora a consolidação dos dados dos franqueados e dá mais previsibilidade sobre resultados e pontos de atenção. Já o F360 Emissor é um sistema acoplado ao F360 Finanças que permite emitir notas fiscais e o F360 Educa é um programa de educação para fortalecer e transformar a gestão financeira do empreendedor.

Demais estratégias que devem levar a startup ao crescimento esperado em 2023

Além do ingresso em novos segmentos, a startup também adotou outras estratégias para aumentar a sua receita nesse ano.

No segundo semestre de 2023, a empresa fará o relançamento do produto F360 Contábil, que realiza diagnósticos fiscais da empresa, por meio de indicadores.

Além disso, também está implementando novas funcionalidades na sua plataforma e investindo no lançamento do F360 Store — marketplace que permitirá a contratação de produtos e serviços.

Sair da versão mobile