Guia Franquias de Sucesso

Franquias de sucesso: como manter a qualidade da sua rede no Brasil inteiro

franquia de sucesso

franquia de sucesso

Nosso país tem dimensões continentais. Manter uma rede relativamente grande de franquias de sucesso no Brasil pode significar que o franqueador vai ter lojas em estados com milhares de quilômetros de distância um do outro.

Não é fácil gerenciar lojas que estão espalhadas pelo Rio Grande do Sul, Paraíba, São Paulo e Minas Gerais, por exemplo. Por isso, é preciso muito planejamento estratégico para gerenciar todas as unidades de maneira eficiente e manter a padronização.

6 dicas para diminuir distâncias na gestão da sua rede

  • Tenha uma boa equipe de consultores de campo:

Os consultores irão representar o franqueador e fiscalizar as unidades regionais. Por isso, monte um time capacitado e mantenha os profissionais sempre treinados e atualizados.

  • Invista em tecnologia:

Aposte em software de gestão, uma plataforma que automatize os processos da sua rede. Dessa maneira, você e sua equipe ganham tempo para se preocupar com as tarefas que realmente importam. Além disso, a comunicação fica mais acessível e fácil para todos os membros.

  • Tenha estratégias pensadas para cada região de atuação:

Nem todas as estratégias funcionam da mesma maneira em regiões diferentes. Cada estado ou cidade tem suas peculiaridades e o franqueador precisa estar atento a isso. Em alguns locais, vai ser preciso investir mais em marketing digital, em outros, em publicidade física, com distribuição de panfletos, por exemplo.

  • Faça auditorias constantemente:

Mantenha suas lojas sempre auditadas. Elabore diferentes checklists e execute em todas as unidades pelo menos uma vez a cada dois meses. A partir disso, você vai perceber quais são as dificuldades enfrentadas por cada franqueado e vai saber como resolver os problemas pontuais antes que eles virem questões maiores.

  • Deixe os materiais sempre à disposição da sua rede:

Deixe todos os manuais e treinamentos à disposição das suas franquias. Se os materiais forem de difícil acesso, os franqueados podem errar nos processos e não ter onde consultar.

  • Encontre seus franqueados

É prática de muitas redes de franquias fazer convenções semestrais ou anuais com toda sua rede de franqueados. Isso permite que os franqueados se conheçam, fortaleçam sua relação com a identidade da marca e troquem experiências. Essa também é uma boa oportunidade para pedir opiniões e recolher sugestões para fazer melhorias na rede.

Se for difícil reunir-se com os franqueados presencialmente, proponha reuniões virtuais. Uma opção é fazer conferências no modelo webinar. Assim, os franqueados se sentem mais próximos e valorizados.

Sair da versão mobile