Franquias de sucesso: como manter a qualidade da sua rede no Brasil inteiro

0
1319
franquia de sucesso
franquia de sucesso

Nosso país tem dimensões continentais. Manter uma rede relativamente grande de franquias de sucesso no Brasil pode significar que o franqueador vai ter lojas em estados com milhares de quilômetros de distância um do outro.

Não é fácil gerenciar lojas que estão espalhadas pelo Rio Grande do Sul, Paraíba, São Paulo e Minas Gerais, por exemplo. Por isso, é preciso muito planejamento estratégico para gerenciar todas as unidades de maneira eficiente e manter a padronização.

6 dicas para diminuir distâncias na gestão da sua rede

  • Tenha uma boa equipe de consultores de campo:

Os consultores irão representar o franqueador e fiscalizar as unidades regionais. Por isso, monte um time capacitado e mantenha os profissionais sempre treinados e atualizados.

  • Invista em tecnologia:

Aposte em software de gestão, uma plataforma que automatize os processos da sua rede. Dessa maneira, você e sua equipe ganham tempo para se preocupar com as tarefas que realmente importam. Além disso, a comunicação fica mais acessível e fácil para todos os membros.

  • Tenha estratégias pensadas para cada região de atuação:

Nem todas as estratégias funcionam da mesma maneira em regiões diferentes. Cada estado ou cidade tem suas peculiaridades e o franqueador precisa estar atento a isso. Em alguns locais, vai ser preciso investir mais em marketing digital, em outros, em publicidade física, com distribuição de panfletos, por exemplo.

  • Faça auditorias constantemente:

Mantenha suas lojas sempre auditadas. Elabore diferentes checklists e execute em todas as unidades pelo menos uma vez a cada dois meses. A partir disso, você vai perceber quais são as dificuldades enfrentadas por cada franqueado e vai saber como resolver os problemas pontuais antes que eles virem questões maiores.

  • Deixe os materiais sempre à disposição da sua rede:

Deixe todos os manuais e treinamentos à disposição das suas franquias. Se os materiais forem de difícil acesso, os franqueados podem errar nos processos e não ter onde consultar.

  • Encontre seus franqueados

É prática de muitas redes de franquias fazer convenções semestrais ou anuais com toda sua rede de franqueados. Isso permite que os franqueados se conheçam, fortaleçam sua relação com a identidade da marca e troquem experiências. Essa também é uma boa oportunidade para pedir opiniões e recolher sugestões para fazer melhorias na rede.

Se for difícil reunir-se com os franqueados presencialmente, proponha reuniões virtuais. Uma opção é fazer conferências no modelo webinar. Assim, os franqueados se sentem mais próximos e valorizados.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui