O mercado de franquias é um caminho interessante para expandir os negócios de forma sustentável e estratégica.
Porém, os empresários que escolhem essa opção precisam estar atentos a alguns erros que são muito comuns, mas que podem colocar em jogo não só a rede franqueada, mas a companhia como um todo.
Confira a seguir 5 erros que podem levar a operação das suas franquias ao fracasso caso não sejam revertidos o quanto antes.
Oferecer para os investidores um modelo de negócio que não foi testado corretamente
Um dos erros mais comuns que podem levar uma franquia ao fracasso é comercializar um modelo de negócio que não foi analisado e testado para o franchising. Afinal, mesmo que uma empresa seja muito bem-sucedida como negócio, é preciso certificar que o seu formato de operação pode ser replicado atendendo as particularidades das franquias.
Tendo isso em mente, antes de iniciar um plano de expansão, é fundamental que a rede teste a operação em diferentes condições e faça um estudo de franqueabilidade para ter certeza de que a reprodução é viável para franqueador e franqueados.
Não priorizar a comunicação com os franqueados
Ter uma comunicação transparente com os franqueados desde os primeiros contatos é essencial para o sucesso. Quando esse ponto não é priorizado pelos franqueadores, são altas as chances de insatisfação com o atendimento e a ocorrência de mal-entendidos.
É necessário que os investidores compreendam bem todos os aspectos da operação, saibam o que é esperado deles e entendam como o franqueador vai apoiá-los. E transmitir essas informações com clareza é tarefa da marca!
Nesse sentido, um bom caminho é levantar alguns canais de comunicação para atender os franqueados – como intranet, e-mail, central de atendimento telefônico e WhatsApp – e criar protocolos de comunicação eficientes.
Não oferecer treinamento qualificado e suporte para os franqueados
Outra falha que pode levar uma franquia ao fracasso é a falta de capacitação e apoio para os investidores.
É por meio do treinamento inicial que os franqueados podem absorver quais são os processos e padrões necessários para sucesso da unidade, como será o dia a dia da operação e como eles devem fazer a administração da franquia. Quando essa etapa não é realizada, ou acontece sem a qualidade ideal, a gestão da franquia já começa mal.
Também é interessante acompanhar os investidores em todas as etapas de abertura do negócio para garantir que sigam os padrões desde o primeiro dia. Estar ao lado do novo franqueado nessa fase de ansiedade e incerteza também faz com que ele se sinta mais seguro e confiante na franquia que escolheu.
Falta de um sistema profissional para gestão da franquia
Usar ferramentas amadoras na gestão das unidades e da própria franqueadora é um erro perigoso.
Franquias profissionais e que levam com seriedade os seus processos de administração usam sistemas de gestão que atendem as especificidades do mercado de franquias, como o Solutto.
Especializado em franquias, o Solutto é um ERP que auxilia franqueadores através de módulos voltados para a expansão com alta performance, consultoria de campo e checklists, gestão de royalties e taxa de propaganda, central de atendimento, envio de comunicados e notificações, e muito mais!
Além disso, a utilização do Solutto nas franquias também garante aos franqueados agilidade no ponto de venda, painéis de controle personalizados, aumento do ticket médio e recorrência, gestão remota com videoconferências e muito mais.
Ou seja, além de ser um instrumento de gestão importante para a profissionalização e expansão dos franqueadores, ter um sistema como o Solutto também é um atrativo extra para que novos franqueados tenham ainda mais ferramentas para decolar seus negócios.