Com a queda no número de redes de franquias no Brasil e o aumento de unidades franqueadas, ganha cada vez mais importância o controle de qualidade na padronização de franquias. Afinal, qual franqueador não quer encantar seus clientes com o serviço prestado?

Segundo um balanço anual divulgado em março deste ano pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), o número de franqueadoras no Brasil caiu 6,4% no final de 2017, em comparação com 2016. Já o número de franqueadas cresceu 2,4% no mesmo período.

➥ Quer ter uma franquia de sucesso? Confira nosso manual e saiba como acelerar a expansão da sua franquia

Com o aumento da competitividade entre franquias, a gestão de qualidade se torna um fator de sucesso para quem quer se destacar no mercado. Quer saber como garantir um controle efetivo dos seus franqueados? Confira neste conteúdo!

Defina seus processos operacionais

A padronização de processos operacionais ajuda a garantir a qualidade de seus produtos ou serviços. É um meio de educar os funcionários a agirem da mesma forma e que a identidade da sua marca seja mantida. Então, quanto mais detalhados forem seus processos operacionais melhor.

Vale lembrar que muitas franquias fecham suas portas por causa da falta de padronização. Por isso, você precisa alinhar e orientar todas as suas unidades para a excelência em atendimento e em qualidade. Manuais de atendimento, de processos e de marca devem estar sempre disponíveis para consulta.

Realize treinamentos sempre que possível

Os franqueados precisam saber como reagir para cada interação com seus clientes. Por isso, é fundamental investir em treinamentos. Eles devem garantir a qualidade do atendimento, do serviço e, claro, da satisfação dos clientes. Também devem ser aplicados quando acontecerem lançamentos de produtos ou mudanças de cenário.

Quer uma dica para facilitar a realização dos treinamentos com os seus franqueados? Procure conhecer ferramentas de ensino a distância (EAD): uma preciosa alternativa para aproveitar todas as vantagens da internet para encurtar a distância entre franqueador e franqueado.

Garanta o controle de qualidade de seus franqueados

Como franqueador, você precisa garantir a entrega da promessa da sua franquia como marca. Para manter sua reputação positiva existem uma série de soluções: a metodologia do cliente oculto, a contratação de auditorias e até mesmo o uso de softwares que facilitem a gestão da franquia.

A partir do controle de qualidade de seus franqueados, você consegue elaborar checklists extremamente úteis para melhorar cada vez mais sua performance.

Invista em tecnologia na sua franquia

Plataformas de gestão de franquias ajudam a sua marca a colocar em prática todas as dicas que vimos até agora. Com elas, você pode se comunicar com os seus franqueados, fazer treinamentos, compartilhar manuais, gerenciar estoques, entre outras facilidades. O melhor é que torna todo o processo de padronização acessível e prático para os seus franqueados.

Como podemos ver, meios para garantir a padronização da sua franquia é o que não faltam. Aproveite para colocar o controle de qualidade da sua rede de franqueados em dia e ofereça experiências únicas e confiáveis para os seus consumidores a partir de agora mesmo!

COMPARTILHE
Artigo anterior28 franquias de alimentação até R$ 100 mil
Próximo artigoiGUi cresce em expansão internacional
Avatar
A Central do Franqueado é uma solução inovadora para facilitar a gestão, o suporte e a comunicação de redes de franquia. Para isso, a plataforma conta com as funcionalidades essenciais para acompanhar as unidades franqueadas.O sistema é dividido em quatro módulos que atendem perfeitamente as demandas de gerenciamento de conteúdos, manuais, treinamentos, comunicados, compras e suporte. A Central do Franqueado é uma plataforma online - sem necessidade de instalação.

DEIXE UMA RESPOSTA