Todas as empresas que desejam prosperar em 2019 têm algo em comum: elas já estão se preparando para ele.

Entre o fim de um ano e as primeiras semanas do novo ano é natural que as marcas comecem a planejar os passos que darão nos meses que estão por vir, afinal essa é a forma mais segura de ter um direcionamento mais assertivo que te leve exatamente para onde você quer ir em 2019.

➥ Quer ter uma franquia de sucesso? Confira nosso manual e saiba como fazer uma gestão mais eficiente

A seguir, separamos algumas dicas para fazer um planejamento do seu negócio neste ano e crescer ainda mais em 2019.

Faça um balanço de 2018

O primeiro passo de um bom planejamento para o próximo ano é fazer um balanço do anterior. Antes de começar a traçar os objetivos para 2019, analise como foram os últimos 12 meses.

Estudando os altos e baixos de 2018 você, com certeza, vai conseguir obter alguns insights de como obter resultados ainda melhores em 2019.

Reveja o seu plano de negócios

É normal que um planejamento estratégico mude de um ano para o outro. Afinal, objetivos, comportamentos e tendências de mercado mudam periodicamente, então é natural que você precise alterar alguns pontos do seu planejamento antigo.

Não tenha medo de ajustar seu plano de negócios e rever o direcionamento sempre que sentir necessário.

Estude as finanças

A área financeira também deve receber atenção enquanto você bola os próximos passos.

Fazer uma análise dos ganhos em 2018 vai te ajudar a entender como o ciclo financeiro do seu negócio funciona e até decifrar questões ligadas a sazonalidade – os períodos com alta ou queda de vendas por motivos específicos.

Também é fundamental verificar a possibilidade de reduzir custos, seja renegociando os preços com os fornecedores, criando modelos de operação mais enxutos ou buscando alternativas de espaço e estrutura econômicos, por exemplo.

Economizar em alguns aspectos é a melhor opção para que você maximize os recebimentos e tenha um orçamento maior para investir em novas tecnologias e estratégias que vão impulsionar o seu negócio em 2019.

Analise os processos

Da mesma forma como é importante reduzir despesas, também é essencial economizar tempo. Reavaliar os seus processos e descobrir se existem formas de realizar as mesmas atividades de forma mais ágil e eficiente é o caminho certo para produzir mais com menos.

Além de analisar as tarefas como um topo, ouvir as sugestões dos profissionais que trabalham as realizando é uma maneira excelente de alcançar processos mais simples e rápidos. Com isso, você deve ter funcionários mais focados, produtivos e felizes por não ter que fazer processos burocráticos, custosos e sem sentido.

Mantenha o foco

É bem comum que gestores e funcionários comecem o ano bem motivados para alcançar as metas e conseguir bons resultados, mas desanimem com os obstáculos que vão surgindo ao longo dos meses.

Porém, as empresas que desejam crescer em 2019 precisam manter o foco em ações estratégicas que vão ajudá-las a crescer e não se deixar abater pelos desafios que aparecem.

Pensando nisso, é necessário criar uma cultura de superação e esforço mútuo que estimule todos a se manterem focados em ações que vão realmente impulsionar o negócio e gerar benefícios para todos os envolvidos.

DEIXE UMA RESPOSTA