O setor de saúde já é consolidado no mercado de franquias. Dentro dessa área, as franquias odontológicas têm chamado a atenção e a Ortodontic Center é uma das redes que conquista espaço nesse mercado (saiba mais sobre a franquia).
Com 15 anos de experiência e 180 franquias instaladas no Brasil, a rede de clínicas odontológicas fechou o ano de 2016 com faturamento de 141 milhões de reais. O crescimento, comparado ao ano anterior, foi de 50%. Já o número de novos clientes da marca aumentou em 63%.
Para investir em uma unidade Ortodontic Center, a taxa de franquia parte de 35 mil reais e o retorno financeiro é atrativo – o faturamento médio mensal vai de 116 mil reais a 200 mil reais.
A expectativa da rede para 2017 é inaugurar 55 novas franquias. “Temos um plano de expansão agressivo e vamos em busca de novos franqueados em todo o Brasil”, afirma Fernando Massi, sócio da Ortodontic Center.
A projeção da empresa vai ao encontro do desempenho positivo do setor. De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o segmento de saúde, beleza e bem-estar foi o que mais cresceu em 2016, com a marca de 15,5%.
A odontologia tem alto potencial de expansão no Brasil. Segundo pesquisa do Datafolha em parceria com o Conselho Federal de Odontologia (CFO), apenas 18% da população já tem plano de saúde odontológico. Além de espaço para crescer, o país conta com profissionais capacitados: a Euromonitor apurou que 15% dos dentistas do mundo estão no Brasil.
Porém, mesmo oferecendo atendimento qualificado, os dentistas nem sempre conseguem realizar ações para atrair novos clientes. O modelo de negócio da Ortodontic Center pretende preencher essa lacuna.
Segundo Fernando Massi, o know how e o suporte oferecidos pela franqueadora são pontos importantes para crescer nesse mercado. O franqueado recebe apoio da rede na gestão da clínica, na prospecção e na fidelização de clientes.
Além disso, a atuação em rede permite negociação com fornecedores, operação com custos mais competitivos e ações de marketing expressivas. A franqueadora não exige formação na área de odontologia, o que flexibiliza o perfil dos franqueados e atrai empreendedores de diversos ramos.
É o caso de Mateus, que abriu uma unidade na cidade de São Carlos, São Paulo. Com formação em engenharia mecânica, Mateus é franqueado da rede desde 2015. “Escolhi a Ortodontic Center por ser um negócio rentável em um setor que não sofre com as variações da economia”, pontua o empresário.
Para preparar o franqueado para o dia a dia do negócio, a rede oferece um teste drive em uma Clínica Piloto e treinamento online e presencial completo.