Encontrar bons líderes está cada vez mais desafiador para as empresas, muitas talvez estejam esperando encontrar profissionais prontos no mercado. Porém, o que acontece na maioria das vezes é que mesmo o líder que tenha experiência, ainda assim precisará aprender e se adaptar com a cultura da nova empresa.
Um movimento que está sendo bem recorrente nas organizações é a formação das próprias lideranças, colaboradores que já vivenciam a cultura passam por um processo de capacitação para assumirem papéis de lideranças. Podemos notar através do modelo unbossing, que seria algo como trabalhar sem chefe.
Na verdade, a proposta é discutir mudanças na cultura organizacional mais baseada em propósitos, onde o líder tem um papel diferente, seja se adaptando as necessidades da equipe, ouvindo mais do que falando, oferecendo mentoria, treinamentos e desenvolver seus comandados. A proposta estimula a geração de novos talentos que possam assumir cargos de maiores responsabilidades na corporação.
➥ Confira também: 100 opções de franquias baratas (a partir de R$ 699)
E, afinal de contas, quais são as habilidades mais requisitadas para uma boa liderança? Separei algumas que considero mais importante:
- Comunicação: uma habilidade de liderança fundamental é a capacidade de se comunicar precisa e efetivamente com as pessoas, incluindo saber ouvir, articular ideias de forma clara, além de adaptar a comunicação para diferentes públicos e situações.
- Inteligência emocional: líderes com habilidades emocionais bem desenvolvidas conseguem gerenciar suas próprias emoções e entender as emoções dos outros, o que pode ajudar a criar um ambiente de trabalho positivo e motivador.
- Visão estratégica: um bom líder deve ter uma visão clara do futuro e ser capaz de definir metas e estratégias para alcançá-las. Isso inclui habilidades de planejamento, pensamento crítico e tomada de decisão.
- Capacidade de inspirar e motivar: líderes eficazes são capazes de inspirar e motivar as pessoas ao seu redor, criando um senso de propósito e engajamento.
- Habilidade de delegar tarefas: líderes devem ser capazes de delegar tarefas e responsabilidades para outras pessoas, confiando que elas serão capazes de cumprir suas funções e alcançar os objetivos definidos.
- Flexibilidade: liderança envolve trabalhar em um ambiente dinâmico e muitas vezes imprevisível, portanto, é importante ser flexível e capaz de se adaptar a mudanças e situações imprevistas.
- Habilidade de construir relacionamentos: líderes eficazes constroem e mantêm relacionamentos fortes e positivos com as pessoas ao seu redor, incluindo membros da equipe, clientes e parceiros de negócios. Isso pode envolver habilidades de networking, empatia e resolução de conflitos.
Essas são apenas algumas das habilidades que podem contribuir para uma boa liderança, mas a lista pode variar dependendo do contexto, setor e organização em questão.
Então, se você é empresário ou gestor, esteja atento aos comportamentos de seus colaboradores, o seu próximo líder pode já estar na sua empresa. Muitos só precisam de um olhar de fora e um direcionamento para se desenvolverem e entregar os resultados que a empresa necessita.