Nos últimos anos, o sushi se consolidou como uma das opções gastronômicas preferidas pelos brasileiros.
Segundo dados do portal Seafood Brasil, cerca de 16,7 mil restaurantes brasileiros trabalham com gastronomia japonesa, e eles somam um faturamento de R$ 12,8 bilhões. O sushi alcançou a 3ª posição entre os pratos mais pesquisados da culinária nipônica, de acordo com informações da Galunion e da Associação Brasileira de Gastronomia Japonesa (ABGJ) e divulgadas pela JETRO.
Este cenário apresenta um nicho promissor para investidores interessados em explorar o mercado de alimentação com um toque de sofisticação e tradição japonesa.
➥ Confira também: 100 opções de franquias baratas (a partir de R$ 699)
Para eles, as franquias especializadas em sushi oferecem uma oportunidade única de faturar ao lado de redes sólidas, que contam com conhecimento, credibilidade e estrutura para o seu restaurante fazer sucesso.
A seguir, você vai conferir algumas opções para abrir uma franquia especializada em sushi.
Vantagens de escolher uma franquia de sushi
Optar por abrir uma franquia de sushi ao invés de iniciar um negócio do zero apresenta muitas vantagens.
As franquias oferecem um modelo de negócio que já foi ajustado e refinado para maximizar o sucesso. Isso inclui um conceito de menu bem estabelecido, processos operacionais eficientes e estratégias de marketing comprovadas.
Além disso, o suporte contínuo da franqueadora, que pode abranger treinamento, assistência na seleção do local e fornecimento de ingredientes e equipamentos, reduz significativamente os riscos associados ao empreendedorismo e acelera o processo de abertura e operação do restaurante.
Outra vantagem é representar uma marca reconhecida, que pode atrair clientes mais rapidamente do que um restaurante desconhecido. As franqueadoras trabalham com padrões de qualidade e atendimento para garantir que o cliente tenha uma experiência igual em qualquer unidade, por isso mesmo que sua franquia seja nova, os consumidores já saberão o que esperar.
Com todos esses fatores, os franqueados têm uma probabilidade maior de sucesso e rentabilidade, comparado a iniciar um restaurante independente.
Modelos de restaurantes
Existem vários modelos de restaurante de sushi que podem ser considerados. Entre os mais praticados pelas franquias estão:
Restaurante tradicional de sushi: é o mais comum e, geralmente, conta com um menu extenso e uma atmosfera que valoriza a cultura japonesa. Os clientes podem escolher entre uma variedade sushis, sashimis e outros pratos japoneses. Neles, a opção de rodízio é bem popular.
Sushi bar: focado em um serviço mais informal, o sushi bar oferece uma experiência de refeição rápida e descontraída. Os clientes podem comer no local, geralmente em um balcão, onde os sushimen preparam a iguaria. Pode ser ideal para áreas movimentadas e locais com grande fluxo de pessoas.
Delivery e takeaway: com a crescente demanda por conveniência, muitos restaurantes de sushi optam por um modelo focado em delivery e takeaway. Com isso, estão se popularizando as dark kitchen, onde a operação é voltada para preparar e entregar pedidos, sem um espaço para refeições no local.
Kaiten Sushi (sushi de esteira): muito comum no Japão, apresenta uma esteira giratória que transporta pratos de sushi em frente aos clientes, permitindo que eles escolham o que desejam. É uma experiência visual e interativa que atrai pela novidade e conveniência, e que está ganhando espaço no Brasil nos últimos anos.
Cada modelo oferece uma abordagem distinta para atrair e atender clientes, e a escolha dependerá da franqueadora com a qual você fechar negócio.
Investir em um restaurante especializado em sushi, especialmente sob a estrutura de uma franquia, pode oferecer uma combinação eficaz de tradição e inovação, aproveitando o crescente apelo da comida japonesa e maximizando as oportunidades de sucesso no mercado.