Com o objetivo de incentivar o crescente movimento de internacionalização de franquias no país, a Associação Brasileira de Franchising (ABF) cria o Certificado de Franquia Internacional. Durante o Congresso Internacional de Franchising, que acontecerá dia 27 de junho, a ABF irá anunciar as marcas chanceladas. O evento faz parte da programação da ABF Franchising Week, realizado entre os dias 26 a 30 de junho.

O movimento de internacionalização das franquias brasileiras é uma realidade: em 2019, 140 redes de franquias brasileiras contam com 88 unidades em diferentes países. A inauguração de marcas genuinamente brasileiras no exterior é um movimento gradativo, que vem sendo impulsionado pela ABF e Apex-Brasil a partir de eventos internacionais, rodadas de negócio, entre outras iniciativas.

O Certificado criado neste ano pela ABF tem a proposta de reconhecer as redes que investem no processo de internacionalização, incentivando outras marcas a desbravarem mercados internacionais.

Por meio de nota da assessoria, o presidente da ABF, André Friedheim comenta que a internacionalização é uma ótima estratégia de longo prazo de expansão das redes, mesmo em cenários de desafios econômicos.

“Já temos um grupo significativo de marcas brasileiras no exterior, algumas delas com alto nível de maturidade, como mostrou um estudo conjunto da ABF com a ESPM. A entidade continua a incentivar este movimento, atuando inclusive em parceria com a Apex-Brasil, por entender que é importante para o fortalecimento, ganho de escala e conhecimento das franquias brasileiras. Com o certificado, damos mais um passo neste movimento, deixando também mais evidente ao mercado o desenvolvimento de cada marca”, afirma Friedheim.

De acordo com a ABF, os Estados Unidos são um dos principais países em que as redes brasileiras apostam em inauguração de unidades: ao todo, 57 marcas brasileiras estão atuando no país. O segundo destino mais procurado pelas franqueadoras é Portugal, com 34 redes brasileiras, seguido pelo Paraguai, com 32.

A Associação informa que o segmento de Moda é o que conta com mais unidades em diferentes países: são 32 redes brasileiras de moda no exterior. O segmento de Saúde, Beleza e Bem Estar ocupa a segunda posição (25), seguido por Alimentação (22).

O Certificado de Franquia Internacional da ABF será concedido a redes franqueadoras que apostam em internacionalização, são associadas da ABF e fazem parte do Projeto Franchising Brasil. O Certificado é dividido nas categorias Pleno, Sênior, Master e Mega.

DEIXE UMA RESPOSTA