Qualquer negócio precisa de alguns insumos para funcionar, sejam produtos, ingredientes ou até ferramentas. No caso das franquias, em que tudo precisa ser padronizado, o melhor local para adquirir esses elementos é através de uma central de compras.

A central de compras nas franquias é um ambiente, normalmente digital, onde os franqueados podem comprar tudo aquilo necessário para reabastecer o estoque ou realizar suas atividades, como ingredientes, ferramentas, equipamentos e produtos.

➥ Quer ter uma franquia de sucesso? Confira nosso manual e saiba como acelerar a expansão da sua franquia

Além de ser bastante comum no varejo, onde a necessidade de manter o estoque sempre atualizado é uma preocupação diária dos empreendedores, a central de compras também é uma ferramenta importante nas franquias de serviços.

Isso porque, ainda que não tenham um estoque, essas franquias também precisam de insumos para atuar. É o caso, por exemplo, das franquias de serviços automotivos, que precisam ter à mão ceras para polir os carros e produtos de limpeza.

Vamos conhecer a seguir um pouco mais sobre a central de compras nas franquias e a importância de investir em uma para sua rede.

Padronização das franquias

A  padronização dos produtos e serviços oferecidos é uma das principais premissas do franchising. E, nesse sentido, a central de compras tem um papel muito importante. Isso porque quando os franqueados compram os insumos que você indica e seguem os protocolos e procedimentos que você criou, as chances de terem resultados bem similares são altas.

É isso que acontece, por exemplo, em uma lanchonete. Se todas as unidades compram os mesmos pães, carnes e queijos da sua central de compras e os preparam da mesma maneira, certamente os lanches comercializados serão muito parecidos, e isso é ótimo para o consumidor e para a franquia.

Redução de custos para o franqueado

Em qualquer negócio, economizar recursos é bastante importante, e, aqui, a central de compras nas franquias também é uma verdadeira mão na roda.

Isso porque, normalmente, a franqueadora consegue negociar preços mais atrativos com os fornecedores, e isso gera uma redução de custos bastante significativa para os seus franqueados.

Além disso, a rede pode integrar a comunicação com os fornecedores e o estoques atuais das franquias, o que torna todo o processo de compras e atualização dos estoques muito mais simples e rápido.

Maior controle da franquia

Ao utilizar a central de compras na sua franquia, você também ganha a possibilidade de acompanhar de perto o desempenho dos franqueados, e isso é um dos pontos principais para garantir o sucesso das unidades.

Com essa ferramenta, a franqueadora ganha mais dados para avaliar a performance da rede, e os franqueados têm um suporte a mais, que os deixa mais confiantes, principalmente nos primeiros meses de operação.

Conheça a central de compras do Solutto

Com mais de 12 anos no mercado e 250 clientes atendidos, o Solutto é uma solução em softwares de gestão especializado em franquias.

Além de diversos módulos de finanças, gestão, vendas e outros segmentos, a central de compras do Solutto se destaca por ser um serviço que ajuda a organizar e otimizar os pedidos de todas as franquias de forma integrada.

Funciona assim: a matriz inclui os fornecedores homologados, cadastra os produtos com códigos e informações importantes e libera acesso para que seus franqueados reabasteçam seus estoques e comprem insumos através da plataforma.

Totalmente flexível, a plataforma ainda permite que sejam criadas regras de condições especiais de acordo com a região ou volume de compra que o franqueado fará e até sugere o que deve ser comprado, de acordo com o volume de estoque atual.

DEIXE UMA RESPOSTA