A SMARTblocks se insere no mercado de franquias de educação com uma proposta inovadora: oferecer aulas de robótica pedagógica a crianças e pré-adolescentes por meio de uma metodologia exclusiva, visando desenvolver habilidades essenciais nos alunos.

O foco da rede é atender alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental I, com uma metodologia sustentada em quatro pilares: questionar, pensar, definir e executar. O objetivo é trabalhar e desenvolver 11 habilidades importantes, sendo elas raciocínio lógico, coordenação motora, trabalho em grupo, concentração, leitura de imagem, liderança, criatividade, conhecimento, organização, senso crítico e autoestima.

Atuando junto a escolas particulares de ensino regular, as aulas são ministradas nas escolas parceiras. A SMARTblocks tem como diferencial trabalhar com os alunos em construções de protótipos diferentes a cada semana. Além disso, a marca disponibiliza os materiais didáticos e o kit completo de peças durante as aulas, sem custos adicionais.

As aulas são orientadas por profissionais com formação em Pedagogia, que recebem treinamento e capacitação para atuar com o método SMARTblocks.

A SMARTblocks trabalha com um modelo único de franquia, com baixo investimento: 29,4 mil reais.

A operação pode ser iniciada na modalidade home office, possibilitando que o franqueado trabalhe em casa no primeiro ano do negócio. Após este período, é necessário instalar-se em um ponto comercial – a franqueadora indica salas em condomínios que compreendam clínicas de psicólogos, psicopedagogos, fonoaudiólogos, dentistas e consultórios médicos.

Para impulsionar a divulgação da unidade, os franqueados devem investir cerca de 1,5 mil reais em materiais promocionais e administrativos ao inaugurar a franquia. Além disso, a franqueadora recomenda um capital de giro de 10 mil reais para sustentar as operações da empresa nos primeiros meses do negócio.

Para a orientação das aulas, a franqueadora exige a atuação de um profissional com formação superior em Pedagogia, que pode ser o próprio franqueado ou um funcionário contratado.

O retorno é atrativo. Com lucratividade estimada em 35%, o faturamento médio mensal da unidade franqueada deve chegar a 27 mil reais após o primeiro ano de operação.

A franquia na prática

A franquia SMARTblocks é atua junto a escolas de Educação Infantil e Ensino Fundamental, oferecendo um serviço de formação complementar ao ensino regular no qual os profissionais da rede vão até as escolas, levando os kits de peças e apostilas utilizados nas aulas.

Para Decio, franqueado em Osasco, São Paulo, esse é um sistema eficaz: em 18 meses de operação, o empresário já conta com três grades com três orientadoras.

“A metodologia da SMARTblocks é o nosso diferencial para oferecer às escolas de nossa região. Recebemos com frequência elogios dos pais e professores das escolas, bem como novas indicações para atendermos em outras escolas da região”, conta Decio.

Já Daniel, franqueado no litoral de São Paulo, o suporte da franqueadora é um dos diferenciais para o bom desempenho do negócio. Em seis meses de operação, a franquia de Daniel conta com uma grade de escolas em atendimento e a perspectiva é de crescimento.

“Em breve iremos abrir um escritório, assim que tivermos outra grade de escolas e aumentar nosso faturamento. É muito gratificante ver as escolas elogiando o nosso trabalho em conjunto com os pais de alunos”, afirma o franqueado.

Expansão em foco

As franquias de educação estão em crescimento constante. Segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), o segmento de serviços educacionais cresceu 5,6% em faturamento em 2017, registrando uma soma de 10,8 bilhões de reais.

A SMARTblocks espera crescer nesse setor. Atuando no franchising desde 2016, a rede tem como meta fechar 2018 com 15 unidades ativas. Para isso, busca franqueados com formação superior e que gostem de trabalhar com crianças e adolescentes, com oportunidades para todas as regiões do Brasil.

Os franqueados recebem treinamento inicial presencial, ministrado na sede da franqueadora em São Paulo, com duração de dois dias. A sede da empresa também disponibiliza suporte aos franqueados, com atendimento diário.

Se preferir, cadastre-se para saber mais sobre esta franquia:

DEIXE UMA RESPOSTA