Manter um blog atualizado e cheio de informações úteis e relevantes para seus potenciais candidatos a franqueados é uma forma simples e eficaz de gerar mais leads para sua área de vendas e encurtar o processo de venda, como já falamos por aqui (além de ajudar sua marca a aparecer melhor nas buscas).

Mas qual é o tipo ideal de conteúdo para atrair o público que pode se interessar pela sua franquia?

➽ Confira aqui 30 ideias de post testadas e aprovadas para seu blog de franquias.

 

Antes de tudo, é importante entender com quem você está falando. O primeiro passo para fazer um bom trabalho de conteúdo é mapear as personas, entendo o perfil do seu potencial leitor.

Qual a idade média, renda, escolaridade, os interesses, dúvidas e, principalmente, as dores dessa pessoa? O que ela gostaria de saber sobre o universo do seu negócio?

Essas informações vão permitir que você mapeie temas relevantes para o seu público, fazendo com que ele chegue ao seu site mais facilmente.

Depois de definir os assuntos prioritários, é hora de pensar e formatos.

E aqui podemos te dar uma força, listando alguns tipos de conteúdo que trazem resultados certeiros para blogs de franquias:

1. Guias e tutoriais

Conteúdos que respondem as dúvidas dos usuários e explicam a eles “como fazer” coisas são os melhores para aparecer bem no Google e para educar seus prospects.

Tem uma franquia de cupcakes? Que tal fazer um guia completo para quem quer entrar nesse setor, com dados sobre o mercado, desafios e oportunidades?

Oferecendo esse tipo de conteúdo, você estabelece sua autoridade (mostrando que entende do seu setor) e entra no processo de decisão do candidato antes mesmo de ele começar a pesquisar opções de marcas.

Como fazer

  • Reúna muito conteúdo de qualidade sobre o assunto
  • Organize em tópicos para facilitar a navegação
  • Capriche no visual: um guia tem que passar credibilidade. Ilustre o texto com imagens e exemplos interessantes.

2. Listas

As listas são sucesso garantido com os internautas. Do Buzzfeed à Forbes, essa fórmula vem sendo usada há anos, tanto para conteúdos leves e divertidos quanto para assuntos sérios.

O grande apelo, para quem lê, é a sensação de que vai encontrar um conteúdo organizado, fácil de navegar e de passar o olho por cima (sem necessariamente ler tudo).

Você pode transformar praticamente qualquer assunto em uma lista. Retomando o exemplo acima:

  • 10 características que você precisa ter para ter uma franquia de cupcakes
  • 8 curiosidades sobre cupcakes que vão te surpreender
  • Os 5 tipos de cupcakes mais amados pelos nossos clientes

Como fazer

  • Identifique o tema e reúna alguns tópicos sobre ele
  • Numere os itens no posto, para facilitar a navegação e a leitura
  • Dê um título chamativo, para instigar o leitor

3. Cases de sucesso

Não há conteúdo mais interessante para quem quer investir em uma franquia do que o depoimento de quem tentou e se deu bem.

Um bom case de sucesso ajuda a provar para os seus prospects quais são as vantagens do seu negócio na prática.

Esse também é um conteúdo útil para eliminar barreiras e dúvidas. Por exemplo: seus clientes têm medo de demorar a recuperar o investimento? Faça um case com seu franqueado que teve retorno mais rápido na história da franquia.

Como fazer

  • Encontre um personagem interessante para o case
  • Faça uma entrevista e reúna todas as informações sobre a unidade, incluindo aspas interessantes
  • Tenha uma boa foto – de preferência profissional – do personagem para ilustrar

4. Infográficos

Infográficos são ótimos para explicar, de maneira visual, alguns conceitos. Por exemplo: como funciona o dia a dia de uma franquia de cupcakes.

Mas também são ótimos aliados para destacar números sobre um determinado negócio ou mercado.

Voltando aos cupcakes, poderíamos fazer um infográfico listando quantos cupcakes um quiosque de shopping vende por dia, quais os sabores mais procurados, qual o faturamento médio de um quiosque de cupcakes, e por aí vai.

Como fazer

  • Reúna dados próprios ou de fontes confiáveis do mercado
  • Contrate um designer: um bom infográfico deve ser visualmente impactante
  • Tenha uma estratégia para divulgar nas redes sociais – bons infográficos tem bastante potencial de compartilhamento

5. E-books

Os materiais para download são peça fundamental para uma estratégia estruturada e eficaz de conteúdo. São eles que vão gerar cadastros para a sua base quando baixados.

Um bom e-book deve cobrir o tema proposto de maneira mais aprofundada que um post, oferecendo ao leitor dados, exemplos e informações relevantes, que façam com que ele queira guardar e consultar aquele material com frequência.

O formato mais usado para este tipo de material é o PDF, fácil de ser guardado e aberto em qualquer dispositivo.

Como fazer:

  • Planeje o conteúdo em detalhes, organizando a informação em capítulos
  • Contrate um profissional para escrever ou, pelo menos, revisar o material – um conteúdo premium deve ser feito com cuidado, se não você pode comprometer sua marca
  • Invista na diagramação: um e-book bonito e chamativo é fundamental para causar impacto em quem lê

Com esse leque de conteúdos no seu blog, você vai ser capaz de trazer muito mais visitantes para seu site e gerar muito mais cadastros que com um simples formulário de interesse.

Se você quer algumas ideias ainda mais específicas de posts para produzir, baixe nosso material gratuito abaixo e comece a postar!

Banner Rodape - 730 x 250

COMPARTILHE
Artigo anteriorSiluets cresce 103% e procura novos franqueados em SP
Próximo artigoTip Top busca franqueados no RJ, MG e SC
Fundadora do Guia Franquias de Sucesso e da Naluvara Comunicação. Jornalista e empreendedora, escreveu para veículos como Exame, Pequenas Empresas Grandes Negócios, Você S/A e Info. É apaixonada por inovação, tecnologia e empreendedorismo.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA