Muita gente acha que é quase impossível hoje em dia ranquear bem no Google para termos competitivos.

Esse certamente é o caso do mercado de franquias, em que a quantidade de conteúdo é imensa e a disputa é acirrada.

Mas neste post vamos mostrar como é possível – usando os ingrediente certos – conseguir posicionar um conteúdo novo, de um site recém-criado, na primeira página do Google.

Como você pode ver aqui, este post sobre franquias de food trucks do Guia Franquias de Sucesso é o terceiro resultado que aparece na busca orgânica do Google quando alguém busca por franquia de food truck:

franquia-food-truck

 

Como resultado deste posicionamento, todos os meses este post gera mais de 1 mil visualizações únicas no site:


franquia-food-truck-print2Isso significa que, aproximadamente, 1 mil pessoas interessadas em franquias de food trucks estão chegando até nós todos os meses.

Imagine se você pudesse ter esse tipo de resultado, de graça, no seu segmento, no seu site? Se todos os meses pelo menos 1 mil potenciais interessados na sua franquia chegassem à sua página de cadastro?

Bem, aqui vamos contar para você passo a passo como nós conseguimos esse resultado e dar algumas dicas que você pode aplicar já no seu site.

➽ Confira dicas para criar conteúdos que ajudam a vender sua franquia no e-book Como acelerar a expansão da sua franquia (usando marketing de conteúdo).

 

 

Para facilitar, este artigo está dividido em três partes:

  1. O que sua franquia ganha aparecendo bem no Google
  2. Quais são os ingredientes para conseguir esse resultado
  3. Um atalho simples e rápido para se posicionar melhor

1. O que sua franquia ganha aparecendo bem no Google

busca-google-franquias-0

Não é segredo para ninguém que o Google é a porta de entrada para quem procura qualquer produto ou serviço hoje em dia – e com as franquias não é diferente.

Mais de 350 mil buscas relacionadas ao termo franquias são feitas no Brasil todos os meses, segundo dados do Google Adwords:

franquia-food-truck-print3

E o que você ganha aparecendo entre os resultados quando alguém faz alguma dessas buscas? Simples: tráfego qualificado e gratuito para o seu site. Ou, melhor dizendo, potenciais leads (investidores) caindo no seu colo sem pagar nada.

Isso sem falar, é claro, na credibilidade que isso traz para a sua marca. Você pode até anunciar no Google Adwords para aparecer entre os primeiros resultados.

Mas diversas pesquisas indicam que as pessoas confiam muito mais em resultados orgânicos que em patrocinados:

  • 85% dos usuários clicam em resultados orgânicos quando fazem uma busca, enquanto só 15% clicam em resultados patrocinados (Unbounce);
  • 86% dos usuários confiam mais em resultados orgânicos que em pagos (Unbounce);
  • 60% dos cliques vão para os três primeiros resultados da busca orgânica (Business2Community).

Resumindo: quando sua marca aparece “naturalmente” nos resultados de busca, isso transmite uma sensação de confiança a quem busca.

2. Quais são os ingredientes para conseguir esse resultado

busca-google-franquias-1

Mas o fato é que, se tudo isso que estou dizendo acima é novidade para você, tenho uma péssima notícia: você chegou atrasado nesse jogo.

O SEO (otimização de resultados para os buscadores) é uma técnica que está em uso desde que o Google é Google e, as marcas que estão antenadas a essa tendência, já estão trabalhando duro para posicionar bem seus conteúdos na busca orgânica há muito tempo.

Por isso, se você está entrando hoje nesta disputa, prepare-se: a competição será dura. Esse não é um jogo para amadores.

Mas, como mostramos acima, é possível posicionar-se bem em uma determinada palavra-chave se você souber usar as técnicas certas.

Primeiro, alguns fatos importantes:

  • O Guia Franquias de Sucesso é um site jovem – em atividade há menos de seis meses.
  • O conteúdo sobre food trucks acima também é novo: foi publicado em 3 de novembro de 2015.
  • A competição no tema é acirrada: o Google exibe mais de 67.800 resultados para o termo de busca “franquias de food de truck” – a maioria deles no ar há mais tempo que o nosso post.

Como conseguimos posicionar esse conteúdo tão bem em tão pouco tempo?

Vamos aos ingredientes desta receita:

Qualidade importa

Houve um tempo em que bastava espalhar e repetir as palavras chaves certas no seu site para “enganar” os robôs do Google e aparecer bem nos resultados. Esse tempo ficou para trás.

Hoje, para se posicionar bem nas buscas, seu conteúdo tem que ser relevante para as pessoas que querem saber mais sobre o assunto.

Portanto, o primeiro ingrediente de qualquer conteúdo de sucesso deve ser a qualidade.

Se você quer ranquear bem para um tema, leia com atenção os conteúdos que aparecem na primeira página de resultados para aquele termo e crie algo similar, mas muito, muuuuito melhor.

Dê mais exemplos, reúna mais dados, produza algo mais útil, mais interessante, mais completo do que o que já existe. Só assim você vai se destacar.

Tamanho é documento

Se você vai criar algo melhor, naturalmente seu conteúdo tende a ser maior.

Mas saiba que isso não é opcional: especialistas em SEO, como o marketeiro Neil Patel, já mostraram que conteúdos mais extensos tendem a ranquear melhor que os mais curtos.

Segundo dados da plataforma de marketing de conteúdo Hubspot, o tamanho médio de uma página que ranqueia entre os 10 primeiros resultados do Google é de 2 mil palavras,

De novo, não vale “encher linguiça”. A regra do jogo é ser relevante. Escreva mais, mas escreva melhor.

Imagens fazem a diferença

Além de deixar o texto mais leve e fácil de navegar, usar imagens no meio do texto ajuda no posicionamento em buscas.

Principalmente se as imagens forem complementares e trouxerem informações.

Aqui vale a mesma regra que já explicamos acima: mais conteúdo, mais relevância = melhores resultados.

Vale lembrar que existem algumas regrinhas de SEO para nomear e tagear as imagens para que elas também apareçam bem individualmente nas buscas (confira algumas aqui).

Timing é tudo

Se você sai na frente e produz um bom conteúdo sobre um tema rapidamente, suas chances de ranquear bem são melhores- afinal, há menos competição.

As buscas por franquias de food trucks estão super em alta porque o assunto está em voga.

Como nós reagimos rápido a essa tendência, criando um conteúdo relevante, os resultados também vieram rapidamente.

Volume também importa

Se você tem muito conteúdo sobre um determinado assunto, isso ajuda o Google a entender que seu site é relevante para aquele tema.

Portanto, se você quer se posicionar bem para o tema franquias de food truck, por exemplo, a dica não é ter só um, mas sim um conjunto de bons textos sobre esse assunto. Assim, suas chances de se posicionar bem se multiplicam – mesmo se a categoria for concorrida.

Aqui vale destacar mais um exemplos, de um cliente do Guia Franquias de Sucesso, a imobiliária Leardi.

Produzindo e publicando semanalmente conteúdos sobre franquias imobiliárias no blog da Leardi para franquias, conseguimos posicioná-lo na primeira página de resultados do Google para palavras-chave “franquia imobiliária”.

Vale destacar que este é um termo com mais de 419 mil resultados listados pelo Google!

3. Um atalho simples e rápido para sair na frente da concorrência

busca-google-franquias-3

Todas as técnicas acima dão resultados se implementadas à risca. Mas a questão é: isso pode levar tempo.

O blog da Leardi, que citamos acima, por exemplo, levou cerca de um ano para atingir o posicionamento de primeira página no Google.

Se você conseguir identificar um tema quente e relevante na sua área – como no exemplo dos food trucks –, você pode acelerar esse processo. Mas, muitas vezes, isso é resultado de uma combinação de trabalho duro com sorte.

Para se posicionar bem rapidamente e colher os resultados, um atalho possível é patrocinar algum conteúdo que já esteja bem posicionado no Google.

Observando os primeiros resultados de palavras-chave genéricas de franquias, como “franquias de alimentação”, “franquias de serviços”, “franquias de roupas”, e por aí vai, você vai perceber que entre os primeiros resultados sempre aparecem conteúdos de sites sobre franquias.

Esses são conteúdos de qualidade, que falam sobre o assunto de maneira relevante e abrangente, respondendo às dúvidas dos usuários e ranqueiam bem (ou seja, atendem todos os requisitos que mencionamos acima).

Para pegar uma carona nesses conteúdos, você pode verificar com os sites que os publicam se é possível “patrocinar” esses conteúdos, expondo de alguma forma sua marca naquela página (seja por meio de um banner, de um conteúdo patrocinado, etc.).

Aqui no Guia Franquias de Sucesso nós oferecemos às franqueadoras a possibilidade de vincular sua marca a nossos conteúdos premium, gerando leads exclusivos e qualificados para elas. Sua marca pode, por exemplo, patrocinar nosso conteúdo sobre franquias de food truck oferecendo um e-book ou um webinar exclusivo sobre o tema.

Portanto, não perca tempo: se você se interessou por esse tipo de estratégia e que atrair mais leads para a sua franquia por meio do conteúdo, fale conosco!

COMPARTILHE
Artigo anteriorAçougue gourmet pretende chegar a SP em 2017
Próximo artigo7 franquias de churros para investir
Fundadora do Guia Franquias de Sucesso e da Naluvara Comunicação. Jornalista e empreendedora, escreveu para veículos como Exame, Pequenas Empresas Grandes Negócios, Você S/A e Info. É apaixonada por inovação, tecnologia e empreendedorismo.

5 COMENTÁRIOS

  1. Não é sempre que comento em post. Mas sinceramente tenho que te agradecer pelo trabalho que faz. Realmente seu conteúdo é muito bom. Parabéns, e continue postando conteúdo de qualidade sempre.

  2. Ótimo conteúdo. Realmente já li bastante os post do Neil e vejo na íntegra como ele entrega muito em seus posts e sempre são bastante extensos.

    Aqui encontrei nesse post muitas verdades. Parabéns!

DEIXE UMA RESPOSTA