Manutenção e reformas em imóveis são serviços com demanda constante, independente da época do ano. Para quem pensa em entrar nesse ramo, as perspectivas são boas – especialmente no setor de franchising. Fundada em 2012, a Master House é um dos exemplos de franquia do ramo de manutenção e reformas que registra bom desempenho no mercado brasileiro.

Com um vasto leque de serviços disponibilizados aos clientes, a Master House é especialista em serviços de alvenaria, elétrica, hidráulica, jardinagem, pintura, gesso, drywall, impermeabilização e manutenção predial. Já para os investidores, a rede oferece uma franquia barata e com alta rentabilidade.

Com o intuito de atender a exigência do público, a Master House investe em qualidade e agilidade na prestação de serviços. Além disso, se preocupa com a segurança na contratação de terceiros na execução dos atendimentos em residências, espaços comerciais e empresas.

O padrão dos serviços é outra preocupação da franqueadora. Em qualquer unidade da Master House, os clientes encontram os mesmos padrões de serviços de qualidade, inicialmente oferecidos em São Paulo.

A Master House desempenha seleção criteriosa para que todas as unidades franqueadas tenham, em seu quadro de colaboradores, funcionários qualificados e treinados para solucionar diferentes demandas. Por este motivo, a marca se propõe a profissionalizar o setor de reformas e manutenção que, em muitos casos, está desgastado por falta de mão de obra capacitada.

Considerada a principal rede de franquias especializada em serviços de manutenção e reforma, a rede está presente em todas as capitais brasileiras e também nas principais regiões metropolitanas, concentrando 84 unidades em operação. Além de estar presente no território nacional, a marca também possui unidades franqueadas nos Estados Unidos.

Modelo de franquia

Aos investidores a Master House oferece modelo de franquia de loja, com investimento que gira em torno de 26 mil reais a 80 mil reais – valores que variam de acordo com a região em que a franquia será instalada. Para o modelo de franquia, é necessário que o espaço tenha, no mínimo, 35 metros quadrados e que o franqueado contrate uma equipe de, pelo menos, três funcionários.

O retorno é atrativo. Com faturamento médio mensal de 80 mil reais, a franquia Master House tem lucro estimado de 25% a 35%. O prazo de retorno do capital investido é curto: de 10 a 14 meses após o início das operações.

A franqueadora busca por empreendedores de todo o país especializados em construção civil, com formação em arquitetura, engenharia ou que tenham experiência em edificações. É importante possuir perfil comercial, experiência no segmento de reforma e manutenção e disponibilidade para administrar uma franquia em tempo integral.

Suporte e treinamento

A Master House garante aos franqueados suporte contínuo para gestão de excelência da franquia, com apoio em marketing, site da unidade para campanhas online, prospecção e seleção de mão de obra. O empreendedor ainda encontra suporte em TI e operacional da unidade, com apoio na gestão, elaboração de orçamentos, propostas, entre outras questões do dia a dia da franquia.

Como diferencial no mercado de franquias, a Master House dispõe ainda de uma UTI para unidades que não faturam suficientemente, de acordo com o planejamento inicial.

Os franqueados recebem treinamento presencial na sede da franqueadora, com transferência de know how sobre recursos humanos, jurídico, financeiro, finanças, metas, marketing, plataforma de gestão online, operacional básico. Já os funcionários da franquia recebem cursos online de especialização nas áreas de interesse do franqueado.

Potencial de mercado

As variedades dos segmentos de franquias no mercado brasileiro contemplam diferentes perfis de empreendedores, ramos de atuação e disponibilidade de investimento. De um modo geral, o franchising brasileiro vem apresentando ótimo desempenho, driblando as instabilidades econômicas. A Associação Brasileira de Franchising (ABF) divulgou no início deste ano que as franquias brasileiras registraram crescimento de 8% em 2017, em relação ao ano anterior. O faturamento saltou de 151 bilhões de reais para 163 bilhões de reais.

Dentro os segmentos que apresentam bons resultados de atuação, as franquias de manutenção e reparo oferecem aos empreendedores maior flexibilidade de investimento e encontram, no mercado nacional, amplo campo para crescimento. É o que mostra pesquisas do Ministério da Cidades: mais de 7 milhões de residências no país precisam ser reformadas. Estes dados contemplam somente as residências e, quando se pensa nos ambientes comerciais, a porcentagem é ainda maior.

O ramo de manutenção e reformas, inserido no setor de serviços, aproveita o bom desempenho do franchising brasileiro para despontar na economia. De acordo com o balanço trimestral realizado pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), o segundo melhor desempenho do ranking é do segmento de Serviços e Outros Negócios, que registrou crescimento de 9,3%.

No primeiro trimestre de 2018, os números demonstraram trajetória de recuperação gradual. A receita do setor registrou crescimento de 5,1%, em comparação ao mesmo período em 2017. O faturamento saltou de 36 bilhões de reais para mais de 38 bilhões de reais. A ABF ainda informa que o segmento de Casa e Construção registrou crescimento de 7%, com faturamento batendo a casa dos 4 bilhões de reais.

De olho no potencial de mercado, a Master House tem planos para crescer em todo o país: até o final de 2018, a rede espera alcançar a marca de 100 unidades em operação.

COMPARTILHE
Artigo anterior13 franquias de serviços rápidos
Próximo artigoMr. Fit firma parceria com o Grupo Pão de Açúcar
Luísa Campos
Graduada em Jornalismo pela Universidade Federal de Ouro Preto. Escolheu essa profissão pela paixão por escrever. Descobriu que pode se reinventar e continuar contando histórias de sucesso em negócios, tecnologia e inovação.

DEIXE UMA RESPOSTA