Não é fácil dar conta de controlar uma franquia, acompanhar os feedbacks dos clientes, ficar atento às tendências e ainda aderir a novidades. Se é difícil para o franqueado, imagina para o franqueador da rede, que ainda acumula tarefas de gestão e planejamento de todo o negócio.
Com tantas informações aparecendo todos os dias, fica difícil para o franqueador dar conta de se manter atualizado, gerenciar a sua rede e ainda repassar as novas tendências para o plano estratégico da franqueadora. Como empreendedor, ele precisa se estar atento sobre pontos que podem trazer mais produtividade e garantir crescimento consistente para a marca.
Para ajudar os franqueadores a saber onde recorrer na hora de conhecer mais sobre a mudanças nas tendências, oscilações do mercado e acompanhar o que acontece com suas franquias, elaboramos algumas dicas para não perder nada!
-
Fique atento a cursos
Organizações como o Sebrae e a Associação Brasileira de Franchising estão constantemente oferecendo cursos, seminários e palestras que buscam atualizar os empreendedores. Fique atento às unidades regionais, que respeitam o calendário e a sazonalidade locais, abrangendo temais interessantes para a comunidade.
Além dessas organizações oficiais, na internet, há plataformas muito ricas para aprender técnicas de business. Entre elas está o Coursera, uma plataforma online de cursos à distância que reúne, em diversos idiomas, materiais de faculdades renomadas, como Harvard e USP. Outra iniciativa é o Life Global, da HP, voltado para empreendedores, que reúne cursos como “vendas on-line” e “apresentações eficientes”.
-
Participe de feiras e eventos
Quem não é visto não é lembrado. Uma grande marca precisa ter um relacionamento sólido com seus companheiros de mercado, estar atento aos concorrentes e às novas tendências do franchising.
Feiras e eventos são o espaço ideal para consolidar o networking, fazer parcerias e ainda conquistar clientes.
-
Invista em técnicas de gestão e liderança
Liderar uma rede significa estar preparado para lidar com os problemas cotidianos da empresa e oferecer confiança e respaldo para toda a equipe, sem perder sua autonomia. A postura de um líder é capaz de levar a equipe a conquistar grandes resultados. Para isso, busque novas técnicas que auxiliem no controle da sua rede.
No Brasil, uma ótima opção é o Empretec. Trata-se de uma metodologia desenvolvida pela Organização das Nações Unidas (ONU), conduzida no Brasil pelo SEBRAE. Ela é voltada para o desenvolvimento de características de comportamento empreendedor e para a identificação de novas oportunidades de negócio.
No Brasil, o Empretec já capacitou cerca de 125 mil pessoas. No ano de 2014, 75% dos alunos do curso entrevistados confirmaram que seu lucro mensal aumentou após participarem do seminário. O curso funciona durante seis dias de imersão, com 60h de duração. São atividades práticas, fundamentadas cientificamente.
-
Pesquise sobre questões jurídicas
Cabe também ao franqueador ficar atento às minúcias do contrato, saber quando os franqueados não estão cumprindo com o que se comprometeram e quais são suas responsabilidades perante toda a rede. Além de contar com uma boa assessoria jurídica, é preciso ter conhecimento de algumas questões jurídicas básicas para saber tomar as decisões corretas e não errar no caminho.
O Sebrae dispõe de um material completo sobre aspectos legais dos sistemas de franquias, com tópicos sobre licença de uso da marca e Circular de Ofertas de Franquia (COF).
Busque cursos e capacitações, online e presenciais, que auxiliem na gestão total da rede, independente de serem diretamente relacionadas à área do franchising.
-
Aprenda com cases de sucesso
Para alcançar o sucesso não há fórmula mágica, mas é possível aprender com quem chegou lá. Para fazer isso, vale conversar com companheiros de mercado, acompanhar entrevistas, investir no networking e buscar conteúdo qualificado.
Uma plataforma interessante nesse meio é o Meusucesso.com, que reúne histórias de grandes empreendedores como Carlos Wizard e Robinson Shiba, que fizeram história no mundo dos negócios, além de dicas sobre negócios e empreendedorismo. A plataforma é paga, mas é possível acessar conteúdo gratuito.
Outra sugestão é acompanhar publicações voltadas para empreendedores do franchising.
-
Aposte em novas soluções de tecnologia
É difícil conseguir dar conta de todas as tarefas com eficácia. Por isso, há ferramentas de automação que auxiliam na produtividade, organização e agilidade do dia a dia de gestão da rede. Escolhendo as opções certas, você consegue automatizar tarefas operacionais e ganhar tempo para tomar as decisões que realmente importam.
Para controlar etapas de funil de vendas, uma boa opção é apostar em um CRM eficiente. Ele pode auxiliar no controle de tarefas, na organização de informações de clientes e no processo comercial. Isso acelera e torna mais eficiente a expansão da rede de franquias.
Se você precisa de uma solução mais robusta e completa, para gerir todas as etapas do seu negócio, a Central do Franqueado é um software para franquias que pode resolver os problemas da sua rede. A plataforma permite integração completa da rede, dos franqueados e de fornecedores homologados. Por meio de quatro módulos completos, e mais de 20 ferramentes, é possível resolver os problemas de gestão, suporte e comunicação da sua rede.
Com a Central do Franqueado você pode facilitar o processo de compras dos produtos homologados da sua franquia, controlar o padrão de qualidade da sua rede, por meio de auditorias personalizadas; organizar todos os documentos e materiais da franqueadora; e automatizar a comunicação com toda a sua rede. Entre em contato e solicite uma demonstração gratuita.
Para manter uma rede de sucesso e conquistar cada vez mais resultados é preciso estar constantemente em atualização, acompanhando as atualizações do mercado e de todos os outros aspectos que envolvem o gerenciamento do negócio. Estar conectado com as tendência, sem deixar de dar suporte aos franqueados e focar no crescimento é o grande segredo para ganhar credibilidade, aumentar a lucratividade e garantir a longevidade do negócio.