Vem aí a maior feira de franquias do mundo: prepare-se para visitá-la e extrair o que há de melhor

0
168
feira de franquias

A cidade de São Paulo sediará, entre os dias 26 e 29 de junho, a maior feira de franquias do mundo, a ABF Franchising Expo. É uma oportunidade imperdível para quem deseja investir numa franquia.

A feira possibilita que o investidor conheça mais o mercado de franquias, já que haverá muitas franqueadoras apresentando o seu negócio – algumas pela primeira vez. Também é uma oportunidade de aprender mais sobre o sistema, já que há uma programação de palestras com temas variados abertas aos visitantes.

No entanto, para extrair o melhor do evento, é preciso se preparar. E neste artigo, compartilho alguns pontos que podem facilitar este processo.  Vamos começar!

– Antes da visita, é sempre bom fazer uma autoavaliação: “Eu realmente sei o que é e como funciona o franchising? Sei como se dá a atuação do franqueado?” Tenho perfil para assumir este papel? Consigo seguir padrões e regras estabelecidas por um terceiro, ainda que eu não concorde 100%? Não se preocupe se ainda restar dúvidas: é mais um sinal de que é preciso aproveitar os cursos que estarão disponíveis no evento.

– Qual é o melhor segmento para investir? É importante que o investidor se identifique com o negócio e, claro, invista em algo que está dentro das suas possibilidades financeiras. Não adianta seguir modismos ou investir num segmento que não gosta simplesmente porque o dinheiro dá. O dia a dia pode ser penoso e frustrante.

– Outra reflexão importante: estou disposto a trabalhar ou quero apenas um investimento? Franquia necessita de muito trabalho. Se quiser apenas um investimento, sem a necessidade de ter que trabalhar, talvez seguir com a implantação de uma franquia não seja o melhor caminho.

– Visite os estandes das franqueadoras que lhe interessam. Procure esclarecer em detalhes a proposta do negócio, seus diferenciais. Fique atento aos números apresentados – investimento total, faturamento médio de uma unidade, lucratividade – e entenda qual será a sua função na operação. E fique atento a pontos importantíssimos como custo de ocupação e suporte dado aos franqueados.

– Pesquisa sobre a marca que você gostou. Como ela é vista no mercado? Como é a estrutura da franqueadora? A marca está devidamente registrada? A empresa tem todos os documentos jurídicos – Circular de Oferta de Franquia e Contrato de Franquia? Uma medida importante e indispensável – que deve acontecer num outro momento – é conversar com franqueados e ex-franqueados. Eles, com certeza, terão informações valiosas que devem ser levadas em conta.

– Não assine nada durante a feira. Este é um evento de exposição, não de venda.  Nunca é recomendável comprometer-se ou fazer qualquer tipo de pagamento antes de avaliar criteriosamente o negócio, algo que será possível fazer, apenas, após este contato inicial.

– Certamente, você ouvirá muitos discursos convincentes, sedutores e que apontarão, apenas, o que determinado negócio tem de melhor. Mas não se esqueça: nenhuma franquia é garantia de sucesso. O franqueado precisa trabalhar bastante, e mesmo assim, existe um risco envolvido no negócio, como qualquer atividade comercial.

– Decidiu seguir em frente? Na hora de lidar com os documentos jurídicos – Circular de Oferta de Franquia e Contrato de Franquia – solicite a ajuda de um consultor jurídico especializado. Estes documentos são muito importantes e você só pode assiná-los após compreender – e aceitar, claro – tudo o que está escrito!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui