Abro a franquia na pandemia?

0
1914
abro franquia na pandemia
abro franquia na pandemia

Muitos empreendedores estavam prestes a escolher uma franquia para chamar de sua quando a pandemia chegou e virou tudo de cabeça para baixo.

Tenho conversado com muitas pessoas que já estavam há muitos meses pesquisando, participando de processos seletivos e até já tinham se decidido de qual rede fariam parte. E a pergunta que recebo é sempre a mesma: devo seguir os planos e abrir agora, ou esperar tudo isso passar?

A resposta para essa pergunta é tão simples e objetiva como parece. Mas é importante que a gente faça algumas reflexões a respeito, para que essa decisão seja tomada com segurança.

Momento econômico

É importante que você tenha em mente que, por mais que medidas de flexibilização já estejam acontecendo para a grande maioria dos setores, ainda vivemos um momento econômico bastante tenso, e isso não vai mudar tão rápido.

Iniciar um negócio nunca é fácil, ainda mais em um momento econômico tão complicado para a grande maioria dos consumidores. Além disso, mesmo nos segmentos que não pararam, uma série de protocolos precisam ser seguidos, demandando mais investimentos e vários processos novos na operação.

A atuação da franqueadora na crise

Se você me acompanha, sabe que eu sempre oriento a conversar com outros franqueados (vários) durante o processo seletivo. Se você não fez isso, faça. E se já fez antes da pandemia, faça de novo.

E busque descobrir como é que a franqueadora tem atuado com eles nesse momento. Esperamos que uma crise como essa nunca mais se repita, mas nada garante que estaremos imunes a qualquer outra no futuro. E essa é uma excelente oportunidade para descobrir se a franqueadora realmente apoia o franqueado.

O setor

Alguns poucos setores tiveram resultados ainda melhores durante a crise.

Mas, para muitos, as perdas têm sido grandes e o setor ainda está sofrendo. Outros setores já experimentam uma subida nas vendas e estão esperançosos para fechar o ano com resultados positivos.

Ou seja, investigue o setor que estava buscando para ver como ele está agora.

Estude os números novamente

É hora de voltar para a prancheta e reavaliar tudo, porque os números que você estudou há quatro meses podem já não ser os mesmos. Fornecedores, sistemas, custos com produtos importados, concorrência… Tudo está diferente. Estude tudo de novo antes de decidir.

Sem avaliar esses quatro itens, o meu conselho é não abrir nenhum negócio agora.

Agora, analisando com cuidado, pode ser que você encontre em meio a crise uma oportunidade de investimento ainda mais atraente do que quando começou suas pesquisas.

Na dúvida, espere mais um pouco.

Comprar uma franquia é algo que impactará toda a sua vida e de sua família, e não é uma decisão que deve ser tomada sem muita avaliação e análise.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui