Guia Franquias de Sucesso

Consultoria de campo pode ser caminho para otimizar performance das franquias

consultoria de campo pode ser caminho para otimizar performance das franquias

consultoria de campo pode ser caminho para otimizar performance das franquias

A consultoria de campo tem um papel importante no franchising: ela oferece um acompanhamento regular do dia a dia das unidades, analisa os resultados do franqueado e oferece apoio para ele avançar. Por meio dessas ações, se torna participativa na realização dos objetivos das operações e da marca de modo geral.

Em outras palavras, realizar a consultoria de campo é a melhor maneira para fazer a verificação de conformidade nas unidades e, consequentemente, otimizar os resultados.

Portanto, se você ainda não oferece esse suporte para seus investidores, ou não sabe a importância que ele pode ter na sua rede, veja como funciona a consultoria de campo do Solutto e suas vantagens:

Análise e estudo de dados

O módulo de consultoria de campo do Solutto permite a criação de questionários e checklists que ajudam a identificar se a operação segue os padrões e quais pontos podem ser desenvolvidos.

Essas informações são salvas na nuvem para que o franqueador possa consultá-las quando quiser. Nesses registros haverá fotos da unidade, um relatório assinado pelos franqueados, entre outras informações que ajudarão a marca a identificar a situação atual da franquia.

Ou seja, essa visão focada em cada unidade servirá como o primeiro passo para que a consultoria traga melhores resultados para a rede.

Contato 1 a 1 com o franqueado

Outra atribuição importante que a consultoria de campo terá são visitas presenciais até a unidade, para averiguar de perto como está sendo o funcionamento dela.

Nesses momentos o consultor estará focado em compartilhar com o franqueado os indicadores apurados e entender como anda o dia a dia do negócio.

Neste estudo qualitativo, os franqueados também podem compartilhar suas dificuldades, entender como podem melhorar, o que a franquia espera deles e compartilhar suas conquistas.

Plano de ação

O plano de ação nada mais é do que um conjunto de estratégias que visam fazer com o que o franqueado cumpra os padrões determinados pela franqueadora.

Em reunião, o consultor apresenta ao franqueado quais foram as necessidades identificadas na consultoria e como ele deve prosseguir para se adequar ao que é esperado pela rede.

Conforme essas atividades forem sendo executadas, é possível dar baixa nas pendências e atualizar a situação da franquia de maneira online por meio do Solutto.

Feedback

Por fim, a consultoria de campo poderá impulsionar os resultados da franquia, oferecendo um feedback aos franqueados, sinalizando sobre as ações executadas de maneira eficiente e aquelas que ainda devem receber atenção.

Além da comunicação virtual, o consultor também pode fazer uma nova visita presencial e reavaliar a unidade.

O feedback é uma oportunidade de crescimento tanto para os empreendedores quanto para a própria rede, que tem a oportunidade de avaliar quais ações foram bem-sucedidas e construir cases que podem servir de inspiração no futuro.

O Solutto é a melhor opção para implantar consultoria de campo na sua rede

O Solutto é um ERP que tem como especialidade soluções para a área de franquias. Para isso, o sistema engloba diversas ferramentas para todos os setores, e possibilita que franqueadores e franqueados tenham mais facilidade na operação do negócio.

Além disso, o Solutto também colabora diretamente com os planos de expansão da marca, tanto por conta do seu módulo de consultoria de campo, como pelos muitos outros que disponibiliza para a franquia.

Sair da versão mobile