Consultoria de campo pode ser caminho para otimizar performance das franquias

0
396
consultoria de campo pode ser caminho para otimizar performance das franquias
consultoria de campo pode ser caminho para otimizar performance das franquias

A consultoria de campo tem um papel importante no franchising: ela oferece um acompanhamento regular do dia a dia das unidades, analisa os resultados do franqueado e oferece apoio para ele avançar. Por meio dessas ações, se torna participativa na realização dos objetivos das operações e da marca de modo geral.

Em outras palavras, realizar a consultoria de campo é a melhor maneira para fazer a verificação de conformidade nas unidades e, consequentemente, otimizar os resultados.

Portanto, se você ainda não oferece esse suporte para seus investidores, ou não sabe a importância que ele pode ter na sua rede, veja como funciona a consultoria de campo do Solutto e suas vantagens:

Análise e estudo de dados

O módulo de consultoria de campo do Solutto permite a criação de questionários e checklists que ajudam a identificar se a operação segue os padrões e quais pontos podem ser desenvolvidos.

Essas informações são salvas na nuvem para que o franqueador possa consultá-las quando quiser. Nesses registros haverá fotos da unidade, um relatório assinado pelos franqueados, entre outras informações que ajudarão a marca a identificar a situação atual da franquia.

Ou seja, essa visão focada em cada unidade servirá como o primeiro passo para que a consultoria traga melhores resultados para a rede.

Contato 1 a 1 com o franqueado

Outra atribuição importante que a consultoria de campo terá são visitas presenciais até a unidade, para averiguar de perto como está sendo o funcionamento dela.

Nesses momentos o consultor estará focado em compartilhar com o franqueado os indicadores apurados e entender como anda o dia a dia do negócio.

Neste estudo qualitativo, os franqueados também podem compartilhar suas dificuldades, entender como podem melhorar, o que a franquia espera deles e compartilhar suas conquistas.

Plano de ação

O plano de ação nada mais é do que um conjunto de estratégias que visam fazer com o que o franqueado cumpra os padrões determinados pela franqueadora.

Em reunião, o consultor apresenta ao franqueado quais foram as necessidades identificadas na consultoria e como ele deve prosseguir para se adequar ao que é esperado pela rede.

Conforme essas atividades forem sendo executadas, é possível dar baixa nas pendências e atualizar a situação da franquia de maneira online por meio do Solutto.

Feedback

Por fim, a consultoria de campo poderá impulsionar os resultados da franquia, oferecendo um feedback aos franqueados, sinalizando sobre as ações executadas de maneira eficiente e aquelas que ainda devem receber atenção.

Além da comunicação virtual, o consultor também pode fazer uma nova visita presencial e reavaliar a unidade.

O feedback é uma oportunidade de crescimento tanto para os empreendedores quanto para a própria rede, que tem a oportunidade de avaliar quais ações foram bem-sucedidas e construir cases que podem servir de inspiração no futuro.

O Solutto é a melhor opção para implantar consultoria de campo na sua rede

O Solutto é um ERP que tem como especialidade soluções para a área de franquias. Para isso, o sistema engloba diversas ferramentas para todos os setores, e possibilita que franqueadores e franqueados tenham mais facilidade na operação do negócio.

Além disso, o Solutto também colabora diretamente com os planos de expansão da marca, tanto por conta do seu módulo de consultoria de campo, como pelos muitos outros que disponibiliza para a franquia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui