Copa do Mundo no Natal?!

0
732
copa do mundo no natal
copa do mundo no natal

Não sei se você se deu conta, mas a final da Copa do Mundo será dia 18 de dezembro ao meio-dia (horário de Brasília)! E ainda, a Black Friday será 25 de novembro, dia seguinte do primeiro jogo do Brasil contra a Sérvia, que será no dia 24 de novembro às 4 horas da tarde… O que esperar do último trimestre do ano em que datas importantes como Eleições, Black Friday, Natal, e Copa do Mundo estarão embaralhadas no calendário?

Vamos lá! Para diferentes pontos de vista, convidei para esse artigo de hoje os Heads da AGR Consultores a refletirem junto comigo.

Tradicionalmente, os consumidores se preparam para a Copa do Mundo com antecedência. A demanda por televisões e celulares deverão ter dois picos de venda, um em outubro e outro logo após o início do torneio.

Com o Brasil entre os top 10 compradores de ingresso para a Copa do Qatar, com as tradicionais figurinhas do evento sendo vendidas em todos os marketplaces, lojas, bancas e, ao que tudo indica, baterá todos os recordes, confirmamos a nossa paixão verde-amarela pelo evento.

Assim, acreditamos que esse ano, após uma provável eleição polarizada, os consumidores estarão em busca de momentos de aliviar o stress e curtir com muita alegria os momentos de vitória (que o fantasma do 7X1 esteja enterrado para todo o sempre! rs). Vamos às análises.

Rodrigo Catani, Head de Eficiência Comercial tem um olhar sobre a perspectiva comercial: “A famílias montam verdadeiros estádios em suas casas para assistir os jogos do Brasil. Assim, acredito que as vendas do Natal serão sim afetadas, uma vez que os consumidores gastarão parte da sua renda disponível com cerveja, churrasco, petiscos, idas a bares e outros itens relacionados.

Portanto, acredito que faltará dinheiro para os mimos adicionais, com previsível queda no ticket médio dos presentes. Minha sugestão é encaixar sua oferta em produtos complementares ao “momento copa” fortalecendo com mídia adequada. Reunir os amigos significa organizar a casa, televisões novas requerem móvel adequado, comemoração requer camisetas com as cores do Brasil, churrasco pode exigir novos pratos, talheres, decoração de mesa… enfim, uma reflexão em como pertencer ao momento é a estratégia que eu indico”.

“Na minha opinião, diferente dos últimos 2 anos de pandemia, teremos uma concentração das vendas no varejo físico. Assim, deve-se aproveitar essas próximas semanas para planejar melhor os estoques, apostando no abastecimento das lojas físicas, na velocidade em repor e entregar com prazos reduzidos. O planejamento do Supply Chain pode ser um diferenciador competitivo para sair e chegar na frente da concorrência.” – destaca Marcelo Paciolo Head de Logística.

Quando falamos de eficiência operacional, Julio Ernesto, Head da AGR afirma “que muitos usarão a inflação como a desculpa cômoda para um freio do consumo.  Porém, o mercado abrirá espaço para o crescimento do consumo. Por exemplo? Os sites chineses aproveitarão o momento para vender de tudo! E nos melhores preços possíveis. Nossos clientes têm que se preparar para não tomar um baile dos marketplaces internacionais. Orçamentos bem planejados, planos de ação estruturado e muita criatividade em parceiras comerciais para reagir ao aumento de demanda sem comprometer o caixa. Melhorar a logística e dar velocidade aos negócios será importantíssimo para aumentar a competitividade”.

Jessica Costa, Head de Transformação Digital nos lembra que “o pagamento do 13º salário que acontece nos dias 5 e 15 de dezembro, será poucos dias antes da final, e deve dar um gás nas vendas. A depender do avanço da seleção, caso o Brasil esteja nas semifinais e final, a pergunta que fica é: o dinheiro vai virar cerveja e churrasco ou presentes?”.

Nosso time está convencido que irá virar comemoração e sugere que você se planeje para fazer parte do “cardápio” das festas!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui