Cultura organizacional: essencial para transmitir o propósito da sua marca

0
1010
cultura organizacional
cultura organizacional

Você tem definida a cultura organizacional da sua empresa? Considerada um conjunto de valores que irá guiar e alinhar os comportamentos no dia a dia de trabalho, a cultura organizacional é essencial para que seu negócio performe bem. Mas isso é ir além de ter um documento ou guia onde constam os valores éticos, morais, crenças, políticas internas e comportamentos, é preciso fazer com que seja executado e fortemente compartilhado entre toda a sua equipe. Quando isso acontece, pode ter certeza que sua empresa conta com uma cultura organizacional forte, onde as pessoas se sentem parte de algo maior, por isso estão unidas no propósito da marca e para crescer junto dela.

Basicamente, a cultura organizacional é a concretização do que é praticado em sua empresa. Ou seja, é a missão, visão e os valores da sua marca. Mas não apenas perante o que ela quer entregar ao mercado. É o conjunto de crenças, valores, hábitos e normas que definem o clima da empresa e servem de norte no momento de encarar problemas, saber como agir, objetivos e busca de soluções. E é algo compartilhado por todos os integrantes do time, em todos os níveis hierárquicos.

Exemplos de empresas que são modelo quando o assunto é cultura organizacional não faltam. A Amazon, fundada por Jeff Bezos, é uma das que despontam nesse quesito. A cultura organizacional é considerada a chave do sucesso da empresa. A estrutura da cultura da Amazon se baseia em princípios sólidos, vigorosos, claros, compartilhados com toda a companhia, desde o processo de contratação, e diretrizes de liderança. A paixão é a força propulsora da Amazon e isso é fortemente difundido em sua cultura organizacional.

A obsessão pelos clientes, o espírito inovador, pensar a longo prazo e correr riscos, inovar e inventar sempre, estão entre os princípios defendidos por Bezos e que ajudaram a empresa a se tornar um dos maiores exemplos de sucesso de todos os tempos. O exemplo da Amazon nos mostra a importância de uma cultura organizacional bem difundida, que guia o comportamento de seus líderes de maneira transparente e muito clara.

Em minhas empresas, por exemplo, somos mais de 100 colaboradores e ter uma cultura bem definida é essencial para o melhor desenvolvimento dos trabalhos. É um desafio diário, mas é satisfatório colher os resultados e acompanhar seu time evoluindo. Uma das primeiras perguntas que fizemos, na hora da contratação, é se a pessoa gosta de animais, se ama verdadeiramente. Porque dentro da nossa cultura, acreditamos que só fará sentido termos alguém no time se essa pessoa é verdadeiramente apaixonada por animais e quer contribuir para levar mais saúde e bem-estar para todos.

Além disso, consideramos todos na equipe como missionários, a exemplo do que Jeff Bezos defende, e não como mercenários. Ou seja, todos trabalham com propósito, engajados e motivados e entendem o consumidor, promovendo soluções que venham a sanar as necessidades dele. Já os mercenários atuam sem paixão, apenas visando o salário e sem empatia ao cliente.

A cultura organizacional contribui para um ambiente mais agradável, para reforçar o que a marca acredita e defende e para unir todos no mesmo propósito. Se temos colaboradores felizes no seu ofício, temos pessoas empenhadas em alcançar bons resultados. Acredito que não existe uma maneira de crescer sem esse norte que conecta todas as pessoas da organização no mesmo propósito.

Este artigo inédito foi enviado por Renata Piazera, sócia-fundadora da Fórmula Animal Farmácia de Manipulação Veterinária, para uso do Guia Franquias de Sucesso.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui