Posso falar sobre venda com meu cliente em meio à crise de Covid-19?

0
1490
falar de vendas com clientes crise covid 19
falar de vendas com clientes crise covid 19

A minha resposta a essa pergunta é bem direta: COM CERTEZA SIM! Você pode e deve falar sobre venda com seu cliente.

Acontece que a coisa certa, dita da forma errada, pode trazer um resultado desastroso. E esse tem sido o medo das empresas: parecer insensível, e apenas preocupada com dinheiro e faturamento nesse momento onde todos falam sobre cuidados, sobre estar em casa preservando a família.

Veja bem: falar sobre venda é a coisa certa. Mas você tem que falar sobre a coisa certa, da forma certa. Então não adianta você querer abordar seu cliente da mesma forma que você abordava antes de toda essa crise. A sua comunicação tem que se adequar a esse momento.

Você pode sim falar sobre venda, a mensagem pode ser venda, tranquilamente. Você pode e deve adaptar produtos e serviços pra esse momento se o seu negócio permitir e sim, efetivar vendas – imediatas, se você tem um e-commerce e tem como entregar esses produtos, ou até mesmo futura, se você trabalha com serviços e pode agendar a entrega desses serviços para o futuro.

A questão é que você tem que falar sobre isso dentro desse universo que você está vivendo, explicando para o seu cliente quais são os cuidados que sua empresa toma nesse atendimento, seja na separação e entrega de mercadorias, ou seja no atendimento que, mesmo quando puder ser retomado presencialmente, ainda estará sob demanda e cuidados especiais nessa interação.

É importante que você explique também o quanto você precisa do seu cliente nesse momento para que seu negócio se sustente. Não há problema nenhum em ter esse tipo de conversa transparente com o seu cliente, desde que você consiga ter uma comunicação positiva dentro de um cenário que traz bastante negatividade. Seja claro, leve e objetivo.

Estamos na 3ª semana de quarentena, e as pessoas já estão mais habituadas e adaptadas a tudo o que está acontecendo, o que configura um cenário mais favorável e confortável para que você possa voltar a trazer para esta relação elementos da vida real, o que inclui comprar e vender.

Equilíbrio, racionalidade e perseverança. Isso tudo vai passar.

Um grande abraço, e não deixe de vender.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui