Encontre Sua Franquia acelera expansão com ferramenta de análise de dados

0
1382
alessandra mol encontre sua franquia
alessandra mol encontre sua franquia

Diariamente, os franqueadores lidam um fluxo enorme de dados. E quando se trata de uma holding de franquias, o volume de informações a serem organizadas e gerenciadas é maior ainda.

A Encontre Sua Franquia, holding com seis marcas no portfólio e mais de mil unidades em operação, enfrentava um grande desafio com a análise de dados: havia muitas informações, mas elas estavam divididas em canais diferentes.

“Tínhamos vários sistemas robustos na área de expansão que nos davam muitos dados sobre os negócios, mas não nos permitiam visualizá-los de forma integrada”, explica Alessandra Mol, gerente de marketing da Encontre Sua Franquia.

Para exemplificar, a executiva conta que a companhia usava um sistema para a pré-qualificação dos candidatos que chegavam até a marca por meio de anúncios. Quando eram considerados oportunidades, esses leads eram enviados para outra plataforma, que tinha dados e dashboard próprios.

Como as informações eram fornecidas por softwares distintos, a holding tinha dificuldades em ter uma visão geral da trajetória do lead, desde sua captação até o fechamento.

Isso fazia com que a companhia não conseguisse entender certos aspectos da jornada de venda das franquias, ou precisasse de muito tempo para reunir e interpretar os dados manualmente – o que prejudicava a assertividade e a rapidez na tomada de decisões relacionadas à expansão.

Além disso, a Encontre Sua Franquia também sofria com dados que não tinham a qualidade ideal para contribuir ativamente com as estratégias da companhia.

“Muitos dados eram meramente factuais, como tirar uma foto dos nossos leads em um dado momento, mas que não eram relevantes em termos de negócios”, relembra Alessandra.

Sentindo a necessidade de identificar os KPIs mais importante para o negócio para otimizar a tomada de decisões e direcionar os esforços para ações com mais propensão ao sucesso, a companhia decidiu investir em uma ferramenta de Business Intelligence, o Power BI.

As vantagens da implementação do Power BI

Amplamente conhecido entre os profissionais que utilizam ferramentas de análise de dados, o Power BI é um recurso de Business Intelligence da Microsoft.

O sistema permite conectar diversas fontes de dados, centralizando sua análise em uma plataforma de interface simples e interativa. Os dashboards e relatórios podem ser criados pelos usuários, o que o torna uma solução bastante prática e personalizável.

“O Power BI foi montado de forma direcionada para a nossa demanda e para os dados que são relevantes pro nosso negócio. Nós definimos os KPIs que precisamos e as informações são atualizadas automaticamente através de integração com os sistemas de vendas utilizados”, reforça Alessandra.

A partir da adesão à ferramenta, há cerca de 6 meses, a Encontre Sua Franquia conseguiu:

  • Integrar dados que estavam dispersos em diferentes plataformas e direcionar sua análise para os KPIs relevantes para a companhia, tornando a gestão de informações mais organizada e eficiente;
  • Ter uma visão mais clara e globalizada sobre suas estratégias de expansão, o que culminou na descoberta de novos dados que antes estavam ocultos para a holding;
  • Definir metas para o setor de marketing e vendas no que diz respeito à quantidade e qualidade de leads, oportunidades e conversões que devem ser geradas;
  • Entender qual é a capacidade de vendas da equipe e definir melhor os padrões de produtividade;
  • Garantir maior rapidez e eficiência na tomada de decisões e transparência na comunicação com os setores que fazem parte do negócio;
  • Reduzir erros e falhas na operação de múltiplos sistemas;
  • Conferir e interpretar os dados de uma forma mais ágil e prática, o que aumenta a produtividade e evita trabalho desnecessário.

“Para nós, gestores, é muitos mais prático ter dados através do Power BI porque é simples, é direto ao ponto. Seleciono apenas os dados que preciso (o que é muito importante para nós, que temos 6 franquias no grupo) e pronto, já tenho o resultado na mão”, comemora a gerente de marketing.

“O Power BI foi uma virada de chave no nosso negócio”

Uma nova cultura baseada em BI

O novo recursos de BI trouxe resultados significativos para a Encontre Sua Franquia.

Com o mesmo investimento anterior, a companhia conseguiu aumentar o número de oportunidades geradas diariamente por seus vendedores e segmentar os melhores profissionais para atender os leads de fontes mais qualificadas.

Além disso, a melhor compreensão dos seus leads e de decisões mais estratégicas, ajudou a Encontre Sua Franquia a aumentar o ticket médio de R$ 7 mil para R$ 16 mil.

Outro ponto importante foi a mudança nas práticas de gestão da companhia.

A nova forma de organizar e interpretar os dados criou uma nova cultura organizacional, onde as ações da holding são muito mais ágeis, transparentes e eficazes.

Alessandra explica: “se o setor comercial questiona a quantidade de leads gerados, o time de marketing pode rebater mostrando que a qualidade deles aumentou a partir da evolução da quantidade de oportunidades. Ou seja, os leads estão mais qualificados”.

Por outro lado, se não há motivo aparente para a queda, a companhia analisa as campanhas, faz novos testes e vasculha os sistemas pra identificar se houve algum tipo de problema de integração.

O mesmo vale para a análise de produtividade dos profissionais da equipe de expansão e dos franqueados, por exemplo.

O desempenho de cada um é avaliado de forma individualizada e, encontrando qualquer ponto preocupante, a franqueadora tem condições de oferecer apoio rapidamente.

Para as redes que também querem usufruir dos benefícios do Power BI, Alessandra recomenda treinar um dos profissionais da equipe para começar a operar a ferramenta – que tem versão gratuita.

“Esse sistema vem crescendo bastante e uma pessoa já qualificada pode sair caro para uma empresa que está iniciando. Então, uma alternativa é investir em um curso para um funcionário que já tenha esse perfil analítico para que ele coordene a implementação”, sugere a executiva.

“Recomendo o BI para todas as redes que desejem um crescimento sem achismos, e que queiram basear suas ações em dados, de forma estratégica”

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui