Odonto Excellence: os segredos da rede que abre uma franquia a cada 72 horas

0
3121
oseias gomes odonto excellence
oseias gomes odonto excellence

Criar um negócio escalável e com grande capilaridade é o desejo de todas as companhias que ingressam no franchising.

Mas existem empresas que se destacam quando o assunto é expandir os negócios com qualidade e agilidade. E a Odonto Excellence é uma delas.

A franquia odontológica conta com mais de 900 unidades dentro e fora do país e um faturamento anual que supera os R$ 300 milhões.

Nesta edição do Franchise Insider, Oséias Gomes, CEO da Odonto Excellence, conta sua trajetória à frente da companhia e revela os segredos da rede que abre uma nova unidade a cada 72 horas.

Gestão direcionada às pessoas

Frequentemente, as redes do franchising estão em busca de estratégias de marketing e expansão que garantam um crescimento acelerado. Mas para Oséias, a principal responsável pelo sucesso da Odonto Excellence é o modelo de gestão que ele desenvolveu.

De acordo com o empresário, a lógica por trás da administração da franqueadora e das unidades se baseia em quatro pilares: pessoas, gestão, estratégia e estrutura. Exatamente nesta ordem.

E, como aspecto principal, as pessoas que trabalham na franqueadora e nas unidades da Odonto Excellence, recebem atenção especial, principalmente quando o assunto é o desenvolvimento dos profissionais.

“Costumo dizer que a Odonto Excellence é apaixonada por pessoas e investimos constantemente na capacitação e treinamento delas”, diz.

De fato, a companhia não economiza quando o assunto é apostar nos seus colaboradores. A rede tem uma plataforma de treinamento à distância que ajuda a treinar e avaliar cada funcionário da Odonto Excellence, além de uma grande oferta de cursos de aperfeiçoamento voltados para a capacitação de dentistas e franqueados.

A companhia ainda desenvolveu um programa de incentivo aos estudos de graduação e financia 40% dos cursos de pós-graduação de seus funcionários para que eles se sintam mais motivados a continuar estudando.

Tudo isso porque Oséias e a Odonto Excellence acreditam que a educação é o principal agente transformador das pessoas e dos negócios. E, considerando os números da companhia, é impossível duvidar de que isso seja verdade.

“Quando servimos e cuidamos das pessoas e damos subsídios para que sejam as melhores no que fazem, elas se tornam as protagonistas do negócio”  

Tecnologia aplicada à gestão de negócios

Embora não seja mencionada como um dos pilares do modelo de gestão de Oséias, a tecnologia permeia todo o processo de administração da Odonto Excellence e torna a administração ainda mais assertiva e descomplicada, tanto para os franqueados quanto para a franqueadora.

“Tenho um sistema de tecnologia e gestão que me da o registro de absolutamente toda a movimentação da minha rede para tomadas de decisões estratégicas e no tempo certo”, explica.

De acordo com o executivo, a acuracidade das ferramentas digitais usadas na gestão dá a ele e aos demais profissionais e possibilidade de trabalhar com mais qualidade e gerar resultados.

A junção entre o esforço para desenvolver pessoas e o modelo de gestão que utiliza a tecnologia para facilitar a administração têm gerado um efeito interessante: muitas das novas unidades são abertas por empreendedores que já fazem parte da rede.

“Parte da comercialização das unidades se trata de revenda, ou seja, os próprios franqueados adquirem a sua segunda ou terceira unidade. Eles acreditam na força do negócio e no formato diferenciado da Odonto. Portanto, seguem investindo”, confirma Oséias.

Esse, provavelmente foi um dos motivos para a Odonto Excellence não pausar sua expansão mesmo diante da crise.

Ainda que o ritmo tenha sido reduzido nos últimos meses, os números da franqueadora ainda são impressionantes: antes da pandemia, a Odonto Excellence inaugurava uma nova unidade a cada 36 horas. Atualmente, por conta da crise, uma franquia da marca é aberta a cada 72 horas.

Apesar disso, Oséias acredita que até o fim de 2020 a marca voltará ao antigo patamar e deve terminar o ano com cerca de 300 novas unidades.

“Estamos nos preparando e trabalhando para uma retomada dos negócios e em um ritmo acelerado na busca por novos parceiros”

Perfil e dicas do executivo

A preocupação de Oséias com o desenvolvimento pessoal de seu time também está ligada à sua trajetória.

De origem humilde, o empresário começou a trabalhar na roça aos sete anos e nunca recebeu incentivo da família para estudar. Aos 15, porém, decidiu deixar a pequena cidade de Carambeí (PR) para investir nos estudos.

Com muita resiliência, formou-se em administração, estudou muito por conta própria e se tornou consultor de negócios.

Foi em uma de suas consultorias que ele começou a ajudar um amigo dentista a organizar a gestão da empresa, e descobriu um negócio atrativo na odontologia.

Nos anos seguintes, Oséias investiu no setor, buscou aprimoramento na área e, em 2009, fundou a Odonto Excellence.

“Ao longo do desenvolvimento do negócio, fui percebendo que o negócio era escalável, que poderia ganhar o Brasil e o mundo. Trabalhei para gerar facilidade de gestão dos franqueados para poder ter uma rede grande, mantendo o controle do negócio, a padronização da qualidade e também a satisfação do franqueado. Tem dado certo!”, comemora o empresário.

Hoje, além de ser responsável por gerenciar a operação das franquias e desenvolver novas estratégias para o negócio, Oséias ministra palestras inspiradas em seu livro Gestão Fácil, que ensina aos administradores como superar as dificuldades do empreendedorismo e se tornar um gestor excelente.

Apaixonado por desenvolver pessoas e negócios, o executivo também está envolvido em dois projetos ousados: um “hospital de startups”, que será “um espaço para criar empresas com foco na longevidade”, segundo a definição de Oséias, e um “resort-business”, que deve proporcionar para os empreendedores uma imersão sobre gestão e negócios em um local ligado à natureza.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui