Franchising para a expansão de negócios

0
2591
franchising para expansao dos negocios
franchising para expansao dos negocios

O sonho de quase todo empresário é levar seus produtos ou serviços para regiões até então não exploradas. Uma oportunidade que pode se tornar viável por meio do franchising para a expansão de negócios.

Já pensou em transformar o conceito da sua empresa em unidades de franquia espalhadas por todo o Brasil? Adotado por empresas que desejam ampliar atuação no mercado, o franchising também traz uma série de vantagens. E talvez a principal delas seja manter uma marca viva na mente dos consumidores.

➥ Quer ter uma franquia de sucesso? Confira nosso manual e saiba como fazer uma gestão mais eficiente

Entenda, neste conteúdo, como anda o crescimento do franchising no Brasil e quais são os desafios para a expansão de franquias.

Crescimento do franchising no Brasil

Segundo dados divulgados em março desde ano pela Associação Brasileira de Franchising (ABF) o mercado passa por um maior amadurecimento. Enquanto o número de franqueadoras caiu 6,4% no final de 2017 ante 2016, o total de unidades aumentou 2,4% no mesmo período.

Só no ano passado foram abertas 3.541 novas operações no Brasil, o que totaliza 146.134 unidades franqueadas. Outro dado positivo revelado pela ABF foi o crescimento de 8% na receita consolidada do setor, que chegou à casa de 163,319 bilhões de reais.

Parece atrativo para você? Então, entenda a seguir como promover a expansão de negócios com o franchising.

Como promover a expansão de negócios ao abrir franquias

1. Invista em sua capacidade de inovação

Optar pelo franchising para a expansão de negócios requer o exercício da capacidade de inovação. Isso vale tanto para pensar em formatos diferenciados de negócios como para personalizar ainda mais o atendimento ao cliente.

Existem franqueadores que preferem arriscar no porta a porta, já outros em microfranquias, trucks ou sistemas de delivery. Investir em inovação também é um meio de driblar a crise econômica.

2. Faça um estudo de viabilidade

Avaliar se o seu projeto de expansão de negócios é viável ajuda a prevenir prejuízos financeiros e até mesmo arranhões na credibilidade da sua marca. Por isso, é preciso fazer o que chamamos de análise de franqueabilidade para entender a possibilidade de franqueamento.

3. Se tudo estiver pronto é só formatar a sua expansão de franquias

Na fase de formatação é a hora de planejar e estruturar o franchising. Uma etapa onde devem ser analisados fatores como a própria estrutura, pessoas, processos, tecnologias e, inclusive, riscos jurídicos.

Procure identificar, durante a formatação de seu plano de negócios, seus pontos fortes e fracos. Isso permite que possa buscar ajuda antes que a expansão do seu negócio aconteça efetivamente. O que significa, mais uma vez, prevenção de riscos para a sua marca.

É importante lembrar de revisar o planejamento quantas vezes for preciso. Nele devem estar claros os processos sobre o modelo de negócio, formato, posicionamento, entre outras informações.

Para facilitar a formatação de seu franchising leve em consideração que o modelo precisa ser replicável. Ou seja, permitir o acesso de outros empreendedores (franqueados) à marca. O que também inclui a transferência de know-how e o suporte para o crescimento mútuo.

Investir na formatação e na estruturação da sua rede de franquias só tendem a aumentar o seu potencial de lucro. Um meio de garantir crescimento saudável e sustentável ao longo dos anos.

Continue navegando por conteúdos sobre franchising e tenha acesso a outras dicas para a expansão de negócios.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui