Ter uma franquia de energia solar é um sonho que se tornou comum para os brasileiros nos últimos anos, especialmente devido ao crescimento que essa área vivenciou e as oportunidades que ela oferece.
Segundo a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), no ano passado, o Brasil entrou pela primeira vez no ranking dos países que mais geram energia solar fotovoltaica no mundo.
Essa expansão significativa colocou a energia solar como a segunda maior fonte energética do país. Segundo a Absolar, o crescimento representa 12% de participação, ficando à frente das das fontes eólicas e gás natural.
➥ Confira também: 100 opções de franquias baratas (a partir de R$ 699)
Por conta disso, muitos empreendedores têm o setor de energia solar em seu radar para ingresso neste ano, e eles encontram diversas redes para a realização desse objetivo no franchising.
Essas franquias possuem os mais variados valores de aporte, inclusive com opções que se enquadram como microfranquias. Ou seja, tem muitas franquias nesse ramo que são baratas e acessíveis aos franqueados!
A seguir, listamos algumas oportunidades de franquias nesse setor. Confira!
Franquias de energia solar baratas
5 razões para ter uma franquia de energia solar
Como você pôde notar, existem franquias baratas no ramo de energia fotovoltaica. Entretanto, mesmo com o baixo custo inicial, alguns empreendedores ficam em dúvida se esse setor é uma boa oportunidade.
Se esse for o seu caso, acompanhe abaixo os cinco motivos para você ter uma franquia neste nicho.
1. Crescimento da busca por sustentabilidade
A sustentabilidade passou a ser um fator importante para boa parte dos brasileiros em todos os aspectos das suas vidas.
O termo e as ações relacionadas à sustentabilidade são cada vez mais influentes na decisão de compra para as pessoas, e a energia solar faz parte deste cenário.
Sendo assim, a possibilidade da transformação da luz do sol em energia é algo que agrada muitos consumidores atualmente porque a adoção dessa energia significa mais economia e preservação do meio ambiente.
2. Diversos perfis de clientes para atender
Outra vantagem desse setor é que os franqueados podem atender a muitos perfis de clientes, como empreendimentos comerciais, industriais e residências.
Ou seja, o franqueado pode atender desde pessoas físicas que queiram fazer a instalação em suas casas até grandes empresas e indústrias.
3. Relacionamento com fornecedores já estabelecidos
Diferentemente de iniciar um negócio sozinho, em uma franquia de energia fotovoltaica os empreendedores já começam a trabalhar com fornecedores estabelecidos.
Como a franqueadora tem maior poder de negociação, é comum que os novos franqueados tenham acesso a fornecedores com preços mais competitivos e condições de compras mais atrativas.
4. Baixo investimento em comparação aos ganhos
Existem franquias nesse setor com os mais variados valores de aporte, mas todas as que listamos acima se enquadram como microfranquias por terem um baixo custo de investimento.
Entretanto, mesmo sendo franquias baratas, é sempre importante lembrar que os empreendedores podem ter ganhos muito significativos!
Inclusive, por conta desse alto faturamento mensal, algumas marcas que integram essa lista preveem que a receita da unidade seja capaz de cobrir o valor gasto no investimento inicial em poucos meses. Ou seja, são redes de rápido payback.
5. Conhecimento da rede para diferentes projetos
Uma das dificuldades de quem entra no ramo de energia solar sozinho é a produção de projetos para diferentes locais e clientes.
Entretanto, ao optar por uma franquia, o investidor contará com todo o conhecimento da companhia para lidar com diferentes projetos. Além disso, a companhia também disponibiliza seu suporte para que os franqueados possam tirar dúvidas sempre que elas surgirem.