Holding: apoio para o franchising nos momentos de crise

0
1545
holdings de franquias crise
holdings de franquias crise

Quando, em 2015, começamos a construir a ideia de unir forças e nos tornar uma holding, já visualizávamos todos os benefícios que poderíamos oferecer para os franqueadores e, consequentemente, para os franqueados: ser uma plataforma consolidadora no setor de franchising no ramo de alimentação, permitindo a integração de novos franqueadores em uma estrutura corporativa dinâmica, que possibilitasse alavancar crescimento, melhorar o atendimento aos franqueados, gerar ganhos de escala e poder de negociação para as marcas da rede, além de explorar novas alternativas de negócios.

Após um extenso estudo das operações e do mercado, a Halipar (Holding de Alimentação e Participação) nasceu com o objetivo de fortalecer e expandir os negócios, o que se traduz na busca de novas oportunidades e na otimização de nossas operações. Assim, passamos a aproveitar sinergias e as melhores práticas de cada uma das marcas que reunimos. Estávamos profissionalizando nossa gestão e gerando novas oportunidades.

Contar com o amparo e as diretrizes de uma holding oferece inúmeras vantagens para o franqueador, como maior força na negociação em toda a cadeia que envolve o negócio. Nos momentos de crise, isso fica ainda mais evidente. Estar amparado por uma marca sólida foi e é determinante para auxiliar os franqueados a enfrentarem, por exemplo, as dificuldades impostas pela pandemia da Covid-19. O papel da holding, neste contexto, é oferecer todo o suporte para garantir a saúde financeira dos franqueados, e os empreendedores que confiam em nossas marcas com certeza estão muito bem amparados.

No início da crise que se instalou no Brasil e no mundo, isentamos temporariamente todos os franqueados do pagamento de royalties e fundo de propaganda. Essa isenção foi mantida tanto para aqueles que permaneceram fechados quanto para os que operaram por delivery. Entramos em contato imediatamente com fornecedores e shopping centers para negociação de pagamentos, já que 90% de nossas operações estão nos shoppings, que ficaram fechados ou operaram em horário reduzido; oferecemos ações imediatas e planejadas para atender a curto prazo e traçamos estratégias para médio e longo prazos; fizemos com que o franqueado se sentisse apoiado e entendesse que a franqueadora está trabalhando junto e por ele todos os dias, mantendo todos os canais da empresa abertos e acessíveis; e, desde o início, adaptamos as operações para o momento da retomada e para as novas formas de consumo.

A segurança, a tradição e o know-how que conquistamos ao longo de nossa história nos sustenta em um momento tão delicado como este em que vivemos. Fomos capazes de liderar e implantar ações de suporte aos franqueados, demonstrando nossa solidez e proatividade, oferecendo um grande diferencial para aqueles que operam conosco. Essa confiança se traduz na abertura de novas lojas, mesmo durante o cenário de restrições imposto pela pandemia.

O franchising destaca-se nos momentos de crise, em especial o segmento de alimentação, que é também o primeiro a se recuperar. Como holding, queremos ajudar redes promissoras a permanecerem no mercado, permitindo que seu gestor pense na marca, enquanto nós pensamos na estrutura e oferecemos todo o suporte para o sucesso do negócio.

Este artigo foi enviado por Ricardo José Alves, CEO da Halipar – que detém as marcas Griletto, Montana Grill, Jin Jin e Croasonho –, para uso exclusivo do Guia Franquias de Sucesso.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui