4 segredos de mães que comandam redes de franquias

0
1157
maes franquias
maes franquias

Segundo a RME (Rede Mulher Empreendedora) mostra que 54% das mulheres que decidem abrir o seu próprio negócio optam por atuar no setor de serviços. Não é de hoje que as mulheres se destacam quando o assunto é empreendedorismo, a participação das mulheres no mercado de franquias representa 48% dos franqueados no Brasil. De acordo com a Associação Brasileira de Franchising, as unidades comandadas por mulheres chegam a ter faturamento até 34% mais alto.

Ser dona do próprio negócio não quer dizer que elas trabalham menos, ainda segundo a pesquisa da RME, 27% das donas de negócios trabalham de sete a oito horas por dia; 25% trabalha de quatro a seis horas por dia; e 23% trabalha de nove a dez horas por dia. Ou seja, elas articulam o seu tempo com os filhos e com a empresa. Trabalham as noites e finais de semana para conciliar tudo. A necessidade de empreender geralmente está atrelada a dois fatores: o primeiro é a dificuldade de voltar ao mercado de trabalho após a gravidez e o segundo é querer acompanhar o crescimento do filho, já que segundo a RME, para uma a cada quatro mães empreendedoras, o desafio é ainda maior: elas possuem filhos com cinco anos de idade ou menos.

Mãe de dois filhos, Leiza Oliveira, CEO do Centro de Formação Minds Idiomas, sabe bem como é esta rotina. Hoje seu filho mais velho está com 13 anos, mesma idade da rede de franquias. “Lembro que o deixava com o coração apertado com a minha mãe para poder alavancar meu sonho de espalhar a Minds pelo Brasil. Tanto ele, quanto meu filho mais novo, sempre entenderam a necessidade do trabalho e tenho um diálogo muito aberto com eles. Além disso, quando estou em viagem, ligo todos os dias e busco saber de suas rotinas”, explica.

A Superintendente do CEBRAC, rede que possui mais de 80 escolas, Luciana Fontes, sempre adiou os planos de ser mãe por priorizar a carreira. Aos 40 decidiu ter sua filha, que hoje tem 12 anos, “Foi justamente quando assumi um cargo no CEBRAC, e pensava como iria conciliar as duas coisas. Mas, ao mesmo tempo, isso me permitiu ampliar mais minha visão como gestora e como mãe. Eu aprendo com meus franqueados e aprendo com a minha filha todos os dias”, relata.

Ambas buscam fortalecer outras mulheres. Hoje a Minds Idiomas reserva 65% dos cargos de diretoria a mulheres e o CEBRAC, possui na rede cerca de 82% de mulheres.

Leiza Oliveira, da Minds Idiomas, e Luciana Fontes do Cebrac listam os segredos que as auxiliaram a empreender e ter sucesso como mãe e gestora:

1. Sensibilidade

Ambas empreendedoras entendem que não conseguem ser tudo, mas tentam! Elas apoiam e quase que literalmente “colocam no colo” os franqueados, entendendo suas necessidades e dores. Assim como fazem com seus filhos elas sabem também dar puxão de orelha e indicar qual o caminho mais correto para seguir

2. Sempre com um olhar à frente

As mães geralmente sabem quando os filhos aprontam e, quase que por instinto conseguem enxergar um passo à sua frente. Elas são mais abertas às inovações e de antemão enxergam as tendências e por isso, as franquias lideradas por mulheres tendem a ter inovações.

3. Administração

Há um consenso geral que mulheres não são muito adeptas aos cálculos. E, isso se prova uma verdadeira falácia. Franquias lideradas por mulheres tendem a ter um faturamento 34% mais alto. Elas administram as finanças tão bem quanto, administram a vida dos filhos. Elas olham e sabem delegar atribuições, e também inspiram seus funcionários.

4. Relacionamento

Uma mulher fala em torno de 20 mil palavras por dia, enquanto um homem fala em torno de 7 mil. Elas sabem como persuadir, como advertir, como incentivar e todos os outros adjetivos que grandes líderes têm e levam todo esse tato para os seus locais de trabalho.

5. Incentivo

Mulheres levantam mulheres, a famosa sororidade, é vista na prática! Mães querem sempre incentivar seus filhos a serem os melhores e isso também acontece na gestão de pessoas. Elas ajudam nos primeiros passos para verem seus funcionários caminhando!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui