Microfranquias: como criar modelos de negócio enxutos

0
991
microfranquias como criar modelos enxutos
microfranquias como criar modelos enxutos

selopubliAs microfranquias estão com tudo. Além de ter um investimento mais baixo, com teto de até R$ 105 mil, elas também se diferem das franquias tradicionais por terem uma operação mais simples e, muitas vezes, permitirem a operação em home office.

Graças à essas características, as marcas que oferecem esse modelo acabam atraindo um grupo maior de pessoas – que têm interesse em abrir um negócio, mas buscam uma franquia barata e fácil de administrar.

Por outro lado, para implantar esse modelo de negócio na sua rede, é fundamental fazer um planejamento que considere diferentes aspectos estratégicos da operação.

Planejando sua microfranquia

Para converter seu negócio em uma microfranquia, é fundamental criar um estudo que apresente possibilidades para enxugar os custos e tarefas da gestão. O objetivo é formatar uma operação até R$ 105 mil que seja simples de gerenciar e ofereça bom retorno aos investidores.  

Nessa hora, vale pensar nas particularidades do seu nicho e encontrar respostas para as perguntas: Como vamos reduzir os custos? Como tornar o trabalho do franqueado mais fácil? Como adaptar nosso modelo de negócio sem perder a essência? Quais serão os investimentos necessários para disponibilizar uma microfranquia?

Além de contar com um time de expansão para participar deste processo, também é interessante trazer uma consultoria especializada em formatar modelos de franquias. 

Definindo os padrões e os processos

Depois da concepção da microfranquia, é hora de detalhar os padrões de administração e atendimento, bem como os direitos e deveres do franqueado. 

Esses protocolos podem ser adaptados de outros modelos que a franqueadora já oferece, mas deve-se tomar cuidado para repensar em todos os pontos que podem diferenciar os formatos atuais da nova microfranquia. 

Documentar esses detalhes vai ajudar bastante a criar os manuais da microfranquia e a entender se há necessidade de criar treinamentos específicos para este tipo de operação. 

Para validar tudo isso, é bastante interessante implementar uma unidade piloto e acompanhar a sua performance por alguns meses.

Oficialize a sua microfranquia

Como trata-se de um novo investimento, a microfranquia também merece ter o próprio plano de negócio e uma Circular de Oferta de Franquia (COF) que traga aspectos particulares. 

Naturalmente, nessa etapa já é importante que os valores de investimento (como taxa de franquia e royalties) e os dados de retorno (incluindo o faturamento médio mensal e o prazo de retorno sobre o investimento) já estejam bem definidos. 

Projetando a expansão

Como fase final do planejamento, é hora de preparar a divulgação da nova franquia da sua rede. 

O time de marketing e de expansão podem ajudar a estimar um orçamento para essa empreitada, bem como definir quais serão as estratégias para atrair investidores para a microfranquia. Anúncios nas redes sociais, divulgações através de assessorias de imprensa e em portais especializados são algumas opções. 

Dependendo de como a franquia foi formatada, também é possível oferecer as microfranquias para os franqueados que já lideram outras unidades. 

Sobre o Solutto

Além de ter formatos atrativos para os investidores, sua expansão de franquias também vai precisar de um bom sistema de gestão. E o Solutto é a escolha certa!

Especializado em soluções para a gestão de redes de franquias, o Solutto tem módulos especiais para expansão, além de plataformas completas para criação de treinamentos, administração financeira, CRM e muito mais.

Tudo o que sua rede precisa para crescer com todos os modelos de negócio está no Solutto.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui