Como funciona a montagem de uma franquia?

0
1488
como funciona a montagem de uma franquia 02
como funciona a montagem de uma franquia 02

Abrir uma franquia é uma excelente opção para quem gostaria de empreender contando com o apoio de uma empresa que já é reconhecida no mercado.

Através do franchising, o franqueado ganha o direito de receber treinamento, suporte e de usar a marca da franqueadora. Em contrapartida, ele deve operar a sua unidade seguindo os padrões da matriz.

Mas entre escolher se tornar um franqueado e inaugurar a unidade, existem alguns processos que envolvem a montagem da franquia.

A seguir, vamos descobrir como funciona a montagem de uma franquia e quais são as etapas que você deverá passar até ter o seu próprio negócio.

O que acontece antes da montagem de uma franquia

Antes da montagem de uma franquia, acontece o processo de seleção, no qual o franqueado analisa o franqueador (e vice-versa) para entender se eles podem ser mesmo parceiros de negócio.

Na hora de escolher qual é a franquia ideal para você, recomenda-se observar alguns pontos, como:

  • Mercado: descubra em qual mercado você deseja atuar, seja porque já tem experiência nele, ou porque há interesse no setor. Pesquise também como a área vem se saindo nos últimos anos e quais são as principais franquias que operam nela.
  • Franquias: compare quais são as particularidades, princípios éticos e foco de atuação das redes de franquias que atuam no seu mercado de interesse, bem como o posicionamento de cada uma diante do consumidor.
  • Investimento e retorno: analise os modelos disponíveis e os valores de investimento e retorno. Aqui, vale conferir qual o capital total necessário para entrar no negócio, o tempo de retorno estimado, faturamento médio mensal e taxa de lucro.
  • Feedback dos franqueados: por fim, não deixe também de conferir o que outros franqueados e ex-franqueados pensam sobre a marca e o modelo de negócio.

Além de tudo isso, o presidente do Grupo Kalaes, holding multisetorial de franquias e especialista em franchising, Sidney Eduardo Kalaes, alerta que o investidor precisa saber que sua dedicação e imersão na empresa são fundamentais para o sucesso.

Negócios mais robustos são indicados para investidores que tenham possibilidade de dedicação integral. Caso você não tenha essa disponibilidade, o mais indicado é ingressar em uma franquia com um modelo de negócio mais simples, como é o caso de muitas franquias home based.

Quando o novo franqueado tiver ciência dos detalhes do formato de negócio e como funciona o gerenciamento de uma unidade da franquia, ele deverá assinar o contrato com a franqueadora e realizar o treinamento.

Passo a passo da montagem da franquia

Depois de escolher a marca de franquia, assinar o contrato e concluir o treinamento inicial é que se inicia, de fato, a montagem da franquia. E esse processo pode variar bastante dependendo do modelo de negócio escolhido.

As franquias home office, por exemplo, têm uma implantação mais rápida e fácil, uma vez que o franqueado trabalha em casa e não precisa de uma estrutura complexa para trabalhar.

Se o negócio dele for a venda de produtos pela internet, por exemplo, basta que o franqueador desenvolva a loja virtual do franqueado e entregue os materiais para divulgação, e a franquia já pode começar a operar.

Mas para as franquias mais tradicionais, de loja física, o processo deve exigir outras fases. Veja quais são elas a seguir.

Abertura de empresa

Ainda que a franquia reproduza um modelo de negócio da franqueadora, na maioria das redes, cada unidade tem um CNPJ. Ou seja, o franqueado terá que abrir sua própria empresa.

O ponto positivo é que grande parte das redes de franquias conta com departamentos jurídicos e contábeis que prestam suporte ao franqueado nessa etapa. Com isso, o parceiro ganha agilidade e facilidade na abertura da sua empresa e pode partir para o próximo passo.

Escolha da ponto comercial 

A busca do ponto comercial é uma etapa fundamental para as franquias que precisam de um espaço para receber os seus clientes. De acordo com Sidney Eduardo Kalaes, dependendo do ramo, esse local precisa ser de grande visibilidade e alto fluxo de pessoas.

Vale destacar que essa escolha normalmente é norteada pela equipe de expansão da franqueadora. Geralmente, a marca se encarrega de levantar os melhores pontos na cidade ou bairro escolhido pelo franqueado, de modo que a unidade possa ser instalada em um local de fácil acesso para o público-alvo.

Projeto arquitetônico 

“Depois da escolha do ponto, inicia-se o projeto arquitetônico. Nele, a franqueadora vai avaliar as mudanças estruturais necessárias para adequação do negócio, contratar uma empreiteira para realizar a obra e começar a criação do design do espaço”, explica Kalaes.

Essa adaptação é necessária, visto que a unidade deverá seguir o mesmo padrão das outras unidades da franqueadora.

De acordo com o presidente do Grupo Kalaes, o prazo para conclusão depende muito da complexidade da obra, mas demora, em média, 90 dias. Se o funcionamento for em um quiosque ou unidade móvel, o tempo para entrega é muito mais rápido.

Contratação e treinamento de equipe

Enquanto a obra fica pronta, o franqueado pode ter que tocar outras atividades, como a compras de equipamentos e insumos e a contratação de equipe.

Mais uma vez, as franqueadoras brasileiras costumam apoiar seus parceiros nessa etapa, indicando para o empreendedor como fazer a seleção e a contratação dos profissionais.

Também é importante que os funcionários recebam treinamento adequado para colocar em prática os padrões operacionais, administrativos e de atendimento que a matriz determina. Por isso, é comum que o franqueador ofereça capacitação para os empregados das franquias.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui