Relacionamento: fundamental para o sucesso entre franqueador e franqueado

0
956
relacionamento franqueador franqueado
relacionamento franqueador franqueado

Talvez você já tenha ouvido falar que uma sociedade é igual casamento. Existem objetivos comuns e, claro, os desafios e pontos de melhorias em ambos os lados, assim, também funciona a relação entre franqueador e franqueado. É preciso um bom relacionamento para que ambos possam ter confiança e empatia para troca de feedbacks de melhoria e realização de objetivos em comum.

É importante analisarmos os dois lados para compreender um pouco mais sobre a relação. Por um lado, temos o franqueador que durante muito tempo dedicou-se a construir uma marca, validou processos e seu modelo de negócio. É desafiador confiar que uma outra pessoa possa cuidar como ele mesmo da sua marca e conceito de negócios. Na outra ponta temos o franqueado, alguém que vai investir dinheiro e tempo em um modelo de negócio validado, com o objetivo de acelerar o seu resultado como empreendedor. Ambos estão dentro de uma relação, que antes de ser comercial, precisa ser uma relação de confiança mútua.

É da franqueadora a missão de estabelecer essa conexão através de uma forma bem estruturada e profissional, construindo de uma maneira direcionada a Missão, Visão e Valores (MVV) da Franqueadora. Desta forma, irá conseguir atrair os franqueados que estão conectados com o mesmo propósito e objetivo.

Veja um pouco mais detalhado:

Missão: Por que a empresa existe? Qual o propósito maior? Qual necessidade resolve na vida do cliente? O que proporciona para sociedade? O que move a marca?

Visão: Onde deseja chegar nos próximos anos? Como deseja ser vista? Qual a amplitude da marca?

Valores: Como viver a missão e buscar a visão? Quais comportamentos norteiam todas as pessoas envolvidas na empresa (alguns exemplos: Ética – Comprometimento – Criatividade – Inovação – União)

Quando esses três pilares estão claros internamente pela franqueadora e as pessoas replicam esse DNA, fica muito fácil identificar os potenciais franqueados. Afinal, eles precisam partilhar e se conectar com o MVV da franqueadora.

Aos franqueados que buscam uma franquia, o quão importante é conhecer inicialmente o MVV da franqueadora, pesquisando verdadeiramente se vivem isso na prática.

Quando se tem claro os objetivos dentro de relação, mantendo um canal de comunicação aberto e sincero, os resultados tendem a fluir de forma mais harmônica. Estar em uma franquia é algo que pode ser incrível para ambos, desde que o relacionamento esteja estruturado, as metas e objetivos bem estabelecidos para que cada um possa cumprir o seu papel.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui