Como estruturar a sucessão em redes de franquias

0
1481
sucessao de franquias
sucessao de franquias

Sempre que um contrato de franquias é celebrado, a intenção da franqueadora é que o negócio seja próspero e duradouro. Mas algumas unidades são tão bem-sucedidas, que ultrapassam gerações.

Redes do franchising que já têm algumas décadas de história sabem que, com o passar dos anos, é natural que os franqueados queiram se aposentar e entregar o negócio aos filhos, netos ou outros interessados em assumir a franquia.

Esse movimento pode ser bem particular, mas a franqueadora também tem o direito de acompanhar a sucessão para garantir que o novo líder tenha os conhecimentos técnicos e habilidades necessárias para continuar tocando o negócio.

A seguir, destacamos algumas dicas para ajudar as marcas a participar deste momento que faz parte da história das redes de sucesso.

Estude o contrato

Normalmente, um contrato de franquias é pessoal e intrasferível, já que a concessão do modelo de negócio é feita apenas para o candidato aprovado pela marca.

No entanto, muitas franqueadoras já incluem alguma menção ao processo sucessório em caso de aposentadoria ou falecimento do franqueado. Quando isso acontece, as regras para a sucessão já devem estar claras no documento.

Mas se não há qualquer citação sobre o repasse, o ideal é estudar qual é a melhor forma de transferir o negócio da forma mais tranquila e justa para a franqueadora e para o parceiro.

Sendo assim, este é o momento ideal para definir as regras que vão reger a sucessão e também possíveis taxas de transferência (se houverem).

Analise o novo franqueado

Ao ser permitida pela franqueadora, a sucessão envolve uma análise do novo candidato a franqueado.

A pessoa que vai “pegar o bastão” precisa passar pela avaliação da marca para que seja possível constatar se ela tem o perfil desejado e condições de assumir a franquia.

Se entender que o herdeiro não atende os critérios necessários para liderar o negócio e garantir a sua continuidade, a franqueadora pode intermediar o processo de repasse de franquia para outra pessoa – como um empreendedor cujo perfil já foi aprovado pela companhia, ou mesmo de um franqueado que deseje absorver uma nova operação.

Caso haja algum impasse, a franqueadora também pode rescindir o contrato, ou fazer a recompra a unidade, fazendo a administração por conta própria.

Mas se o sucessor for aprovado pela marca, a franqueadora deve proceder com a próxima etapa: o treinamento.

Aplique o treinamento específico

Nos casos em que a sucessão acontece dentro da família, ou em que o negócio é repassado para um profissional que já atuava na franquia, é bem provável que o novo franqueado conheça profundamente a operação.

Porém, ainda assim, é fundamental que ele receba treinamento compatível com a nova função que vai exercer e que a franqueadora o ajude a desenvolver capacidades que serão importantes para sua posição, como liderança, pensamento estratégico e resiliência.

Também vale a pena reforçar quais são os seus direitos e responsabilidades e como se dá o suporte e comunicação com a franqueadora.

Aprove e acompanhe a transição

No fim do treinamento, a franqueadora pode submeter o herdeiro da franquia à uma avaliação que ajude a determinar se ele está pronto ou não para assumir o negócio.

Caso seja aprovado, o ideal é que a migração seja feita de forma gradual, com o novo franqueado sendo inserido de forma progressiva na gestão.

A franqueadora pode (e deve) acompanhar este processo, ajudando o novo líder a se estabelecer na posição e monitorando os seus resultados de perto.

Crie um programa de sucessão

Se você já está começando a ter casos de sucessão em sua franquia, também é altamente recomendável que crie um programa para preparar os franqueados mais antigos para passar o cargo.

Como essa é uma transição que deve acontecer sem pressa – podendo levar meses ou anos para ser concluída –, o ideal é que o programa de sucessão esteja previsto em novos contratos e toda a rede tenha conhecimento que ele existe.

Assim, quando o momento de entregar o negócio para um novo gestor estiver próximo, o franqueado saberá como deve começar a preparar o sucessor para que a franquia continue tendo sucesso.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui