5 formas de usar a IA nas franquias

0
369
Robot hand finger, AI background technology graphics
Robot hand finger, AI background technology graphics

A inteligência artificial (IA) chegou no nosso dia a dia de maneira muito significativa. Hoje é possível utilizar dessa ferramenta em diversas áreas da vida visando encontrar mais facilidade e otimização de tempo.

A IA pode ainda ser uma verdadeira aliada das franqueadoras em diversos processos da gestão. Ela vem sendo amplamente utilizada em sistemas de franchising, desde o treinamento dos novos investidores até a elaboração de estratégias de marketing.

Para detalhar melhor, elencamos abaixo 5 formas de usá-la na sua companhia.

Seleção dos novos franqueados 

A captação dos novos franqueados para uma rede de franquias é fundamental para que seu plano de crescimento aconteça. Entretanto, essa também é uma etapa que requer muito tempo dos consultores, especialmente para ter certeza de que o perfil do empreendedor bate com o que a companhia busca.

A IA pode simplificar muito esse processo identificando mais facilmente quem são os empreendedores mais alinhados com o que a franqueadora busca.

Para isso, a inteligência artificial analisa o perfil dos interessados e compara com o que foi especificado no plano de expansão da franqueadora. Dessa forma, pode sugerir quem são os investidores mais indicados para abrir uma operação e poupar tempo do consultor.

Suporte aos franqueados 

Outro processo que toma muito o tempo dos profissionais humanos de uma franquia é o suporte aos franqueados, e ele precisa ser realizado com excelência para que as unidades sigam o padrão da marca e consigam lidar com os desafios.

Nesse caso, a inteligência artificial não é capaz de substituir a interação humana, mas ela pode ajudar atendendo dúvidas e questões mais recorrentes e simples.

Com isso, a equipe de suporte pode se focar em ajudar os franqueados com questões mais subjetivas e estratégicas, e deixar o atendimento básico com a inteligência artificial. 

Gestão de estoque de produtos ou insumos 

Redes que atuam no varejo também precisam gerenciar estoques próprios e dos franqueados, o que, muitas vezes, exige alto investimento de tempo e dinheiro em mão de obra e sistemas próprios para essa finalidade.

A IA pode agir de maneira muito eficiente nessa tarefa fazendo um monitoramento dos produtos, acompanhando sua durabilidade, saída e até mesmo prazo para reposição. A ferramenta ainda pode considerar épocas sazonais e o histórico de vendas da franqueadora para sugerir a estratégia de compra mais eficiente.

Análise da concorrência 

Estar de olho nas ações e estratégias dos seus concorrentes também é uma função em que a IA pode auxiliar. Ela pode ser usada no franchising como uma “investigadora” dos concorrentes, monitorando seus preços, ações especiais e interações com consumidores. 

Isso possibilita que a companhia entenda as estratégias, bem como os pontos fortes e fracos da concorrência, e, assim, possa se manter ainda mais competitiva. 

Estratégias publicitárias 

Como a IA pode ser usada nas franquias para analisar o que os concorrentes estão fazendo, ela também é capaz de sugerir ideias para o time publicitário da franqueadora.

Ela pode propor estratégias e ações que atraiam o público da sua rede, inclusive segmentando audiências específicas com base em preferências e histórico de compras. 

Conheça o Solutto

O Solutto, é um ERP especializado em franchising que oferece aos seus clientes uma série de soluções para a gestão e expansão de franquias.

Por conta do seu longo tempo de atuação no setor de franquias — mais de 20 anos—, esse sistema é um dos mais indicados para quem deseja contar com ferramentas eficientes e otimização dos processos de franquias.

Mais de 500 redesutilizam Solutto e usufruem das suas funcionalidades. Na prática, elas têm ganhos reais de produtividade, conhecimento e competitividade ao seu negócio.

Além disso, o Solutto traz estratégias para os franqueadores e franqueados, visando sempre o crescimento da companhia no seu segmento de atuação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui