4 vantagens de adotar um serviço de BPO

0
1653
vantagens de bpo
vantagens de bpo

Responda rápido: se você estivesse no fim do expediente e só tivesse tempo de resolver mais uma tarefa importante antes de um feriado prolongado, daria prioridade pra aprovar uma ação importante que pode impulsionar a expansão da sua franquia ou para revisar a folha de ponto da semana?

Provavelmente você se concentraria na atividade que está diretamente relacionada ao crescimento da sua rede de franquias e deixaria a tarefa administrativa para depois certo?

➥ Quer ter uma franquia de sucesso? Confira nosso manual e saiba como fazer uma gestão mais eficiente

Se sua resposta é sim, você não é único. A verdade é que o dia a dia das redes de franquias é cheio de demandas que são realmente ligadas ao core business do negócio e fundamentais para o seu crescimento, e outras que são mais burocráticas, mas que também precisam ser cumpridas.

O grande dilema é que nem todas elas cabem no dia a dia dos profissionais. Com muitas tarefas a serem feitas e sem saber o que realmente precisa ser priorizado, a qualidade da gestão acaba caindo e isso pode ser fatal em um momento de expansão.

Para evitar essa situação, existe um caminho: aderir a um sistema de BPO! O BPO (Business Process Outsourcing) é a terceirização de tarefas administrativas e burocráticas que são necessárias, mas que não estão atreladas diretamente ao negócio.

Adotar um sistema de BPO e deixar uma empresa especializada cuidar dessas demandas gera diversos benefícios para sua rede de franquias, e veremos os principais a seguir.

Eleva a produtividade

Pense no seguinte: hoje a sua equipe se divide em resolver questões fundamentais para o negócio (como a redução do custo da franquia, por exemplo) e outras ligadas à gestão (como fazer o recrutamento e seleção da equipe).

Quando a sua rede adotar o BPO, as tarefas de gestão serão terceirizadas. Com isso, sua equipe terá mais tempo para se focar naquilo que realmente fará diferença para o sucesso da rede e a tendência é que você tenha profissionais mais produtivos.

Reduz custos

Com funcionários mais produtivos e que não perdem mais tempo com tarefas burocráticas sua rede, naturalmente, já deve passar a faturar mais. Mas, aliado a um crescimento orgânico na receita também é possível reduzir, e muito, as despesas na operação.

Para começar, se a gestão, as finanças, o RH e o TI, por exemplo, são terceirizados através do BPO, não será mais necessário manter esses departamento operando internamente. Com isso, sua rede já deve cortar custos relacionados à folha de pagamento e instrumentos de trabalho usados por esses profissionais.

Com uma equipe mais enxuta será possível, ainda, migrar para um espaço menor ou mesmo um coworking. Assim, a franqueadora deve reduzir também os custos com aluguel e estrutura física.

Em contrapartida, sua rede de franquias poderá investir mais nos elementos fundamentais para a expansão, como profissionais mais qualificados, um bom consultor e mais marketing.

Profissionaliza a gestão

Em muitas redes de franquias, principalmente as menores, a gestão de alguns departamentos não é profissional.

Por uma questão de orçamento ou mesmo por ter sofrido um crescimento muito acelerado, muitas marcas não dispõem de profissionais realmente especializados nas tarefas administrativas e isso pode ser bastante prejudicial para as franqueadoras que estão em processo de expansão.

Implementando um BPO na sua franquia isso não será mais um problema. As empresas que oferecem soluções de BPO têm profissionais altamente especializados na gestão de franquias. O trabalho deles vai profissionalizar a sua gestão sem que você tenha que pagar mais por isso.

O BPO ainda te dará acesso a tecnologia de ponta, usada pelas grandes empresas, e que custaria muito caro se você tivesse que bancar sozinho. Com sistemas e recursos avançados, a franqueadora terá acesso a insights preciosos que serão fundamentais para o sucesso do negócio.

Recursos flexíveis

Outro ponto positivo do BPO é o fato de a maioria das prestadoras de serviços oferecerem recursos flexíveis e modulares. Na prática, isso significa que sua franquia poderá repassar tarefas progressivamente, a medida que for interessante e conveniente para a marca.

Com isso, você poderia, inicialmente, terceirizar apenas o setor de RH, depois de alguns meses, repassar também as tarefas de contabilidade e um ano depois, já melhor estruturado e confiante, terceirizar todo o setor administrativo.

Invista no BPO da Via 

Especialista em BPOs para franquias, a Via tem seis anos de experiência e oferece suporte a todas as operações relacionadas à gestão financeira, controladoria, RH, TI, ao gerenciamento de contratos, compras e mais.

A Via analisa os principais processos gerenciais da empresa, faz um mapeamento legal, redesenha os processos buscando melhores práticas e monitora os resultados. Tudo para que a sua rede de franquias possa se focar na expansão sem que a gestão perca a qualidade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui