Como o Whatsapp pode ajudar a sua franquia

0
1437

*Este é um conteúdo patrocinado por anunciante.Um dos canais de comunicação mais utilizados no país, o Whatsapp pode ser uma solução interessante para impulsionar a expansão da sua franquia e articular o relacionamento com a rede.

O Whatsapp é o aplicativo de mensagens mais utilizado no Brasil: são cerca de 100 milhões de usuários, e 96% dos brasileiros que possuem smartphones, utilizam o aplicativo.

➥ Quer ter uma franquia de sucesso? Confira nosso manual e saiba como fazer uma gestão mais eficiente

O serviço surgiu no mercado mundial em 2009 com o grande diferencial de permitir que o usuário envie mensagens de texto, áudio e imagens sem gastos adicionais com o SMS, sendo necessário somente uma conexão 3G ou via WiFi.

De certo modo, os aplicativos de mensagem apresentam potencial para ultrapassar e captar mais usuários do que as redes sociais, o que pode ser um bom momento para empreendedores e franqueadores começarem a investir e a reavaliar a estratégia de marketing digital do negócio.

Mesmo que a troca de mensagens tenha característica de ser mais privada e pessoal do que a comunicação feita nas plataformas digitais, existem diversas formas de utilizar as ferramentas do Whatsapp para se comunicar com clientes, sócios e equipe de trabalho sem comprometer a imagem da empresa, impulsionando a comunicação e as vendas.

Pensando nisso, o grupo Whatsapp anunciou o desenvolvimento de um formato do aplicativo próprio para empresas e franquias, o Whatsapp Business. A marca poderá ter presença oficial no app através de um perfil verificado, facilitando a diferenciação entre um contato de uma empresa e um contato pessoal. O novo formato possibilitará que as empresas respondam a um grande número de mensagens de maneira mais prática e rápida, potencializando a comunicação com os clientes.

O formato Business será destinado para pequenos negócios, além de funcionar como solução para empresas maiores, que operam em larga escala e com uma base de clientes bem maior.

Confira abaixo cinco dicas de como o Whatsapp pode ser útil nas estratégias de marketing digital e como o app pode ajudar a sua franquia a impulsionar a expansão e se destacar no mercado.

Canal direto de comunicação com candidatos 

Ter um número de telefone próprio para o Whatsapp da empresa é o primeiro passo para potencializar e expansão, oferecendo um canal de comunicação acessível e rápido.

Os candidatos esperam respostas imediatas às dúvidas e criam expectativas da possibilidade entrar em contato via plataformas de mensagens, aumentando a interação com a franqueadora. Para isso, é essencial estruturar uma equipe para dar atenção às mensagens em tempo real, gerenciando e respondendo os usuários.

Alertas e notificações para franqueados via mensagem

Através da facilidade de envio de mensagens para um grande número de contatos, é possível que redes enviem alertas para franqueados quando novidades surgirem ou quando for necessário enviar comunicados gerais. Com isso, a comunicação pode se tornar ainda mais rápida e eficiente.

Criar comunidades

O Whatsapp permite que a empresa construa grupos e comunidades em torno de temas pertinentes aos franqueados e à própria franqueadora. Através de um grupos de mensagens temáticos, é possível colocar os franqueados em contato para a troca de experiências, centralizar equipes de expansão ou de consultoria de campo e até grupos específicos com as pessoas envolvidas na abertura de uma nova unidade de franquia.

Solutto sai na frente e se prepara para lançar integração com o Whatsapp

De olho na novidade do Whatsapp, a Solutto, empresa especializada em software de gestão para franquias, já está se preparando para lançar uma nova integração da plataforma Solutto com o aplicativo assim que a versão Business for liberada.

Com a integração, os usuários do Solutto poderão enviar mensagens e notificações via Whatsapp de forma facilitada a candidatos, fornecedores e franqueados, aproveitando as possibilidades que o app pode trazer para a rede. Enquanto o recurso não é lançado, a empresa já desenvolve um projeto piloto de integração com o Telegram, aplicativo concorrente do Whatsapp e amplamente utilizado fora do Brasil.

A novidade faz parte do ciclo de investimentos contínuos da Solutto em novas tecnologias para garantir um sistema atualizado e de alto padrão.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui