As franquias de beleza, saúde e bem estar ganham cada vez mais espaço no mercado. Os últimos anos registraram um crescimento do mercado de beleza e negócios relacionados a bem estar, fitness e vida saudável.

As franquias de saúde são uma boa oportunidade para quem sonha em atuar nesse setor, mas não tem formação na área. Redes de franquias de odontologia, de clínicas médicas e franquias de farmácias, por exemplo, permitem a entrada de franqueados com perfil de gestão, fora da área da saúde.

Já as franquias de beleza oferecem um amplo leque de opções de franquias lucrativas. É possível seguir com franquias de estética focadas na oferta de serviços, ou em redes que priorizam a venda de produtos, como franquias de cosméticos e perfumes.

Quem procura franquias baratas de beleza e saúde encontra modelos home based, com atendimento delivery, e quiosques enxutos.

Mercado de franquias de beleza e saúde

O Brasil tem o maior mercado de beleza da América Latina, segundo a Euromonitor. No ranking mundial, o Brasil ocupa a quarta posição entre os maiores consumidores de produtos de beleza. Esse setor movimenta cerca de US$ 30 bilhões no país.

As franquias de saúde, beleza e bem-estar formam o segundo maior segmento do franchising brasileiro. Em 2018, o faturamento do setor chegou a R$ 31,9 bilhões. Os dados são da Associação Brasileira de Franchising (ABF).

Ainda de acordo com a ABF, o número de unidades também está em ascensão. Números de 2019 apontam para a existência de mais de 26 mil franquias de beleza e saúde no país.

Tendências em franquias de beleza e saúde para 2020

O mercado de franquias 2020 guarda ótimas oportunidades de franquias rentáveis de beleza e saúde. Para seguir as principais tendências fique de olho em:

Franquias de estética: redes que oferecem serviços rápidos, sem necessidade de agendamento, estão em alta. Vale apostar em franquias de salão de beleza, depilação, sobrancelhas, esmalterias e clínicas de estética.

Franquias de cuidadores: a “economia prateada”, que foca em consumidores com mais de 60 anos, é uma tendência forte. As franquias de cuidadores de idosos são uma boa oportunidade para entrar nesse ramo com um modelo de negócio lucrativo e de baixo custo.

Franquias de academia: o mercado fitness deve continuar em alta, o que destaca as franquias de academia. Para quem busca franquias de baixo investimento, as franquias de suplementos são uma boa aposta para aproveitar essa tendência.

Franquias de farmácia: trabalhando com produtos de beleza e de saúde, as franquias de farmácia são um negócio interessante para quem quer conciliar os dois segmentos.

Franquias de clínicas: de olho no público que não tem plano de saúde, as franquias de clínica médica popular e franquias odontológicas são boas apostas.

Franquias de bem-estar: serviços de massagem e franquias de spa tendem a crescer, surfando na onda da busca por mais qualidade de vida.

Vantagens

A preocupação com saúde é prioridade e gastos com produtos e serviços nessa área são encarados como necessidades e mantidos mesmo com orçamentos mais enxutos.

Além disso, o cuidado com o corpo e com a alimentação é cada vez mais presente na rotina. Isso faz com que a procura por produtos e serviços do segmento seja frequente e não apenas emergencial.

As franquias de beleza e saúde atuam em nichos variados, ofertando produtos e serviços mais específicos ou trabalhando com modelos mais gerais. Assim, é possível encontrar marcas para públicos diversificados. Pode-se ainda aliar a comercialização de serviços e produtos, aumentando a rentabilidade do negócio.

Desafios

A concorrência no setor é forte. Para se destacar, é preciso investir em treinamentos e capacitação dos funcionários para garantir excelência no atendimento.

Entregar aos clientes qualidade e segurança nos serviços é crucial para a fidelização e a construção de uma franquia de sucesso.

CONTINUE LENDO

Franquias em Destaque


Quer ajuda para encontrar a Franquia de Beleza e saúde certa?

Todas as Franquias de Beleza e saúde


SETOR EM NÚMEROS

 

num 1

MAIOR MERCADO DE BELEZA DO MUNDO

num 226 MIL

UNIDADES DE FRANQUIAS DE SAÚDE, BELEZA E BEM ESTAR

num 36,3%

DE CRESCIMENTO EM FATURAMENTO EM 2018

 

Google+