As franquias de óticas ocupam uma posição interessante no mercado.

Os óculos são produtos que se encaixam tanto como uma necessidade para saúde e bem estar, quanto como acessórios de moda e, por isso, objetos de desejo. Assim, esse é um mercado de pode render um bom negócio, com demanda constante e que atinge diferentes públicos.

Não por acaso, esse setor conta com bons exemplos de franquias de sucesso.

Algumas das maiores franquias do Brasil são franquias de óticas, como a Óticas Carol e a Óticas Diniz, com mais de 1 mil unidades cada uma. A Chilli Beans, reconhecida franquia de acessórios especialista em óculos, é outra famosa rede do setor.

Mercado de franquias de óticas e foto

De acordo com o IBGE, mais de 35 milhões de brasileiros têm algum tipo de problema de visão.

O dado abre um grande campo de atuação para o mercado de franquias de óticas. A relação com a moda é outra característica que movimenta o segmento.

Depois de encerrar o ano de 2018 com queda, o setor óptico brasileiro começou 2019 com boas notícias. O primeiro trimestre do ano registrou um crescimento de 3,7%, movimentando R$ 22,3 bilhões. Os dados são da Associação Brasileira da Indústria Óptica (Abióptica).

Ainda de acordo com a Abióptica, o crescimento desse setor deve ficar entre 8% e 10% em 2019.

Tendências em franquias de óticas para 2020

Para quem vai investir em franquias em 2020, apostar em tendências de moda é uma boa forma de fazer sucesso no mercado de óticas.

Franquias de óculos escuros e armações para óculos de grau devem estar atentas ao desejo do consumidor. Também vale oferecer um mix de produtos mais amplo, com outros acessórios, como relógios.

Outro fator interessante é o ponto comercial. Franquias em aeroportos, terminais rodoviários, shopping centers e próximas a praias, por exemplo, podem ser uma boa pedida.

Vantagens

Apostando em uma franquia de ótica, é possível contar com toda a estrutura da rede. Isso significa melhores condições comerciais para a compra de produtos e acesso aos laboratórios da marca.

Além disso, pode-se contar com um calendário de lançamentos de novas coleções, o que permite manter um estoque atualizado conforme as tendências do segmento.

Nessa área há opções de franquias baratas, especialmente aquelas com modelos mais enxutos – quiosques ou franquias home based, que trabalham com venda direta de produtos.

Há também redes que trabalham com franquias para cidades pequenas, visto que o mercado de óticas vai muito além das grandes cidades.

Desafios

Atendimento de qualidade é um grande diferencial em franquias de óticas e foto. Aqui, é preciso saber lidar com diferentes gostos, necessidades e orçamentos dos consumidores para fidelizar clientes.

Rapidez na entrega de produtos e uma boa construção de estoque também devem estar entre as prioridades do franqueado deste segmento.

CONTINUE LENDO

Franquias em Destaque


Quer ajuda para encontrar a Franquia de Ótica e Foto certa?

Todas as Franquias de Ótica e Foto


NAVEGUE POR SEGMENTO

SETOR EM NÚMEROS

 

num 1

35 MILHÕES

DE BRASILEIROS TÊM ALGUM TIPO DE PROBLEMA DE VISÃO

num 28-10%

DE CRESCIMENTO PREVISTO PARA O SETOR ÓTICO EM 2019

num 3R$ 23 BILHÕES

DE FATURAMENTO ESPERADO PARA O SETOR ÓTICO EM 2019

 

Google+