Quem ama animais de estimação encontra nas franquias pet uma maneira de trabalhar – e ganhar bem – com o que realmente gosta.

Montar um pet shop se mostra, cada vez mais, um investimento rentável, sobretudo por conta da alta demanda. Com uma população crescente de animais de estimação, o Brasil tem um mercado pet bastante forte.

As opções de franquias pet incluem os tradicionais pet shops, com serviços de banho e tosa, além da venda de produtos específicos para animais de estimação (como alimentos e brinquedos).

Mas, o setor traz também opções de franquias lucrativas especializadas em serviços como eventos, farmácia de manipulação e plano de saúde pet.

Mercado de franquias de pet shop

O Brasil tem o segundo maior mercado pet do mundo, de acordo com a Euromonitor. Atrás apenas dos Estados Unidos, o mercado brasileiro representa 5,2% do setor mundial.

São mais de 139 milhões de animais de estimação no país. Essa população, que inclui cães, gatos, peixes, aves, répteis e pequenos mamíferos. Os cães são os pets mais populares: são 54,2 milhões.

No total, o mercado pet brasileiro movimentou R$ 20,3 bilhões em 2018.

Os dados, divulgados pela Abinpet, também apontam os nichos que estão em alta. O segmento de pet vet cresceu 10% em 2018, seguido pelo de pet food (7,8%) e pet care (6,5%).

Tendências em franquias de pet shop para 2020

O segmento pet deve continuar bombando no mercado de franquias 2020. Vale ficar de olho em:

Franquias baratas de pet shop: as microfranquias estão em alta e também são uma boa aposta para o setor pet. Vale ficar de olho em redes com franquias de quiosque, vendas diretas ou até mesmo franquias de pet shop online.

Franquias de pet shop móvel: praticidade e conveniência são palavras-chave para franquias de sucesso em 2020. Nessa onda, os pet shops móveis são uma boa aposta.

Franquias de saúde pet: além de clínicas veterinárias, atente-se para franquias de plano de saúde pet e franquias de farmácia especializadas na venda e manipulação de medicamentos para animais.

Vantagens

Cada vez mais, os pets são vistos como parte da família e, com rotinas apertadas, serviços como banho e tosa deixam de ser vistos como luxo e passam ao status de necessidade. Isso aumenta a demanda de negócios pet.

Além disso, é possível encontrar opções de redes com um amplo mix de produtos ou portfólio de serviços, o que ajuda o franqueado a aumentar o ticket médio na unidade.

Desafios

O atendimento precisa ser impecável – não só com os humanos, mas também com os animais.

Formar e treinar uma boa equipe de funcionários deve ser uma das prioridades do franqueado. Atendimento atencioso e a segurança dos animais vai influenciar diretamente na fidelização de clientes.

O ponto comercial também é importante, visto que a proximidade da casa do cliente pode ser um fator decisivo na escolha do estabelecimento.

CONTINUE LENDO

Franquias em Destaque


Quer ajuda para encontrar a Franquia de Pet shop certa?

Todas as Franquias de Pet shop


SETOR EM NÚMEROS

 

num 1

MAIOR MERCADO PET DO MUNDO

num 2139 MILHÕES

DE ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO NO BRASIL

num 3R$ 20 BILHÕES

DE FATURAMENTO DO MERCADO PET BRASILEIRO EM 2018

 

Google+