Há 2 anos no mercado de franquias, e mais de 15 anos de experiência dos fundadores em educação, o Super Cérebro oferece aulas de ginástica para o cérebro. O objetivo é potencializar habilidades para o aprendizado de crianças, adolescentes, adultos e idosos.
O método do Super Cérebro é aplicado em instituições de ensino, academias, clubes, casas de repouso, condomínios, igrejas e empresas, a partir de um modelo de franquia home based ou com ponto comercial.
Atualmente, são 155 unidades franqueadas em operação e, até o final de 2020, a rede pretende chegar à marca de 300 unidades ativas, em todas as regiões do Brasil. O diferencial do Super Cérebro no segmento de educação está no método de ensino.
➥ Confira também: 100 opções de franquias baratas (a partir de R$ 699)
Desenvolvida pelo professor Ricardo Lamas, a trajetória da marca começou a ser traçada em 2005, como uma escola particular em São José dos Pinhais (PR). O sucesso da instituição foi rápido, e o colégio se tornou um dos mais respeitados da região metropolitana de Curitiba.
Em 2009, o professor conheceu o Soroban: ábaco japonês utilizado como instrumento de cálculo. O conhecimento da ferramenta motivou, três anos mais tarde, uma viagem de Lamas para o Japão. Também em 2012 o professor participou do curso “Future of Learning” na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, somando vivências importantes para a estruturação do método educacional Super Cérebro. Desde 2017, a metodologia da rede é aplicada em escolas de todo o país.
Atualmente, mais de 200 instituições de ensino adotam técnicas da marca. A rede conta com mais de 150 franquias em operação, instaladas em mais de 350 municípios, em todas as regiões brasileiras.
Com a proposta de ser uma academia para o cérebro, as ferramentas utilizadas nas aulas são o Soroban, jogos de tabuleiro importados e desafios criativos individuais. As atividades visam estimular competências cognitivas, como a memória, o raciocínio lógico, o cálculo mental, além de competências socioemocionais – cooperação, estratégia, liderança e tomada de decisão.
A metodologia de ensino atua com ferramentas manuais, buscando um contraponto à tendência da tecnologia exacerbada. Os resultados são percebidos na melhora no desenvolvimento social e intelectual, além de melhor performance nos estudos e no trabalho.
O que os franqueados dizem
A franqueada Daniela Henschel, que opera uma unidade da marca em Joinville (SC), afirma que a garantia de sucesso do Super Cérebro está na metodologia única de ensino, além da relação de proximidade construída com pais e alunos.
“A aceitação do método nas escolas tem sido surpreendente para nós. Estamos conciliando a parte administrativa, operacional e pedagógica, assim, setorizamos a forma de administrar a unidade. O quem tem sido um diferencial nas escolas em que estamos no contraturno é que fazemos uma ligação, telefonamos para o pais para saber se o filho está gostando, se sentiu alguma diferença”, conta a franqueada.
Daniela comenta que a rede busca unir os pilares Super Cérebro, pais e escola, estruturando uma tríade importante para a eficácia do método e do sucesso da franquia.
“Uma escola vai falando para a outra, e os professores e diretores entendem a importância do método Super Cérebro para a vida. O universo é muito amplo para oferecermos o método para pessoas de todas as idades”, afirma Daniela.
Já para Flávio Maldonado, que administra uma unidade em Londrina (PR), o trabalho social realizado pela rede, para além das aulas, é uma das ferramentas que garante o sucesso pessoal e profissional.
“O que me motivou a abrir uma franquia da rede foram dois fatos: primeiro, o crescimento na vida profissional, no empreendedorismo. O segundo, é uma intenção que nós temos em realizar um trabalho social com idosos na região. Além do foco em escolas, entidades sociais, empresas, igrejas, nós fazemos um trabalho com idosos. Se, hoje, eu tenho a certeza do acerto que fizemos na escolha pela franquia Super Cérebro, espero que vocês decidam, nas suas cidades, por esse projeto. Além do engrandecimento empresarial, proporciona uma realização de vida”, relata Flávio.
Franquia Super Cérebro
Os franqueados Super Cérebro atuam como parceiros da rede, sendo autorizados a replicar a metodologia em diferentes cidades brasileiras.
Com investimento total de 52,9 mil reais, para cidades do interior, ou 57,9 mil reais, para capitais, o Super Cérebro disponibiliza dois modelos para atuação: em formato home based ou com estrutura física.
Na modalidade home, o franqueado atua dentro da própria casa, realizando prospecção de clientes no território de exploração. Com os contratos firmados, o franqueado fica responsável por contratar instrutores que irão ministrar as aulas nas unidades dos clientes.
Na segunda modalidade, o franqueado pode aproveitar de uma estrutura já existente, como uma faculdade, por exemplo, ou montar uma sala de aula para atuar, tanto na captação dos clientes quanto na realização de aulas e atividades.
O faturamento médio é de 33 mil reais, com lucratividade estimada em 46%. O prazo de retorno é de 10 meses.
Treinamento e suporte
Todos os franqueados passam pelo Programa de Capacitação, no qual os instrutores da rede participam de cursos presenciais para obtenção de certificação como um agente capacitado pelo Super Cérebro. Além da qualificação inicial, o franqueado ainda participa de cursos de formação continuada, importantes para a manutenção da franquia.
A franqueadora oferece suporte de gerentes de relacionamento, que atendem as unidades e direcionam demandas existentes para as áreas específicas da rede. Os franqueados também contam com suporte online e sistema próprio de gestão pedagógica.
O Super Cérebro busca por franqueados nas regiões Sudeste, Centro-Oeste, Nordeste e Norte, que tenham networking local, capacidade financeira e estejam dispostos a ser operadores e gerentes da unidade.
É importante ter segundo grau completo, experiência na área de educação, em formação e gestão de equipe, sendo interessante experiência anterior com negócio próprio.