Em 2020 o Supera completa 14 anos de trajetória. Especializada em serviços educacionais com foco em ginástica para o cérebro, a marca se destaca no mercado com uma metodologia própria para aplicação das atividades de ensino.
Quem se matricula em uma das escolas Supera, está em busca de aprimoramento de algumas habilidades do universo do aprendizado — e é isso que a metodologia exclusiva busca proporcionar a alunos de diferentes faixas etárias.
Ao longo das aulas, os alunos entram em contato com metodologias e materiais didáticos que aprimoram as habilidades de concentração, raciocínio lógico, memória, inteligência financeira, planejamento pessoal, criatividade, entre outras aptidões.
Com cerca de 300 escolas em operação em todo o território nacional, o Supera é, hoje, uma das maiores franquias de educação do país. As conquistas da marca são fruto de uma trajetória constante de transformação de vidas.
Da vivência pessoal à fundação
A primeira escola dedicada à metodologia de ginástica para o cérebro foi fundada em 2006 por Antonio Perpétuo, engenheiro e empreendedor. A unidade foi instalada em São José dos Campos (SP) e, à época, a marca já concretizava um feito pioneiro: a unidade foi a primeira escola de ginástica para o cérebro da América Latina.
O que motivou Antonio Perpétuo a criar uma escola voltada para desenvolvimento de habilidades de raciocínio lógico e concentração foi uma experiência pessoal, vivenciada junto ao filho, Vinícius Perpétuo. Anos antes, Vinícius enfrentou algumas dificuldades em concentração em sala de aula, o que resultou em prejuízos no desempenho escolar.
Com espírito empreendedor, Antonio pesquisou alternativas que pudessem auxiliar Vinícius a enfrentar os desafios na escola. Durante as pesquisas, Antonio entrou em contato com o ábaco, instrumento oriental de cálculo.
A partir da prática do ábaco, Vinícius apresentou resultados positivos no desempenho escolar, o que demonstrou a Antonio a possibilidade de investir em um método de ensino. O foco seria em aperfeiçoamento de habilidades escolares, principalmente para quem enfrenta desafios no dia a dia das salas de aula.
Para isso, Antonio reuniu um time de profissionais para desenvolver os materiais didáticos e estruturar uma metodologia única de ensino.
Em 2006, a primeira escola Supera foi inaugurada. Os primeiros alunos que passaram pela metodologia de ensino da marca, hoje, fazem parte do time de colaboradores do Supera.
Expansão por franquias
Um ano depois da fundação, foi consolidada a proposta de transformar o Supera em uma rede de franquias, proporcionando transformação a um maior número de alunos em todo o país.
Em 2007, foram inauguradas três unidades: duas em São José dos Campos (SP) e outra em João Pessoa (PB).
Para expansão nacional, a rede apostou em dois modelos de negócio: microfranquia e franquia padrão. As unidades de microfranquia são próprias para cidades com menos de 85 mil habitantes e, o modelo de franquia padrão, é indicado para localidades com um maior número de moradores.
Assim, com ambos modelos de negócio, a marca consegue impulsionar o poder de capilaridade pelo país, proporcionando que o método Supera chegue tanto a cidades pequenas, quanto nas capitais e grandes metrópoles.
Atualmente, a Supera conta com mais de 400 escolas em operação e mais de 170 mil alunos treinados pelo Brasil.
Reconhecimentos nacionais
Com o método de ensino consolidado e apostando em expansão por franquias, desde 2008 a Supera ganha projeções nacionais ao participar de programas tradicionais da televisão brasileira, como o Programa do Jô, É De Casa, Fantástico, da Rede Globo; Hoje Em Dia, da Record; e Programa da Eliana, do SBT.
As atrizes Nicette Bruno e Beth Goulart entraram para o time da família Supera em 2019, como embaixadoras da marca e alunas da unidade Supera RJ. As atrizes também ilustram a campanha “Desperte seu Cérebro”, divulgando as ações nas redes sociais.
Em 2020, a rede entrou para o ranking das 50 maiores franquias do país, estudo divulgado Associação Brasileira de Franchising (ABF). A marca é, atualmente, uma das 10 maiores franquias dentro do segmento de educação.
O reconhecimento concedido pela ABF reforça que o investimento em metodologia única, aliada às estratégias de expansão da rede, fazem parte da receita de sucesso da Supera. Para os alunos, a marca se apresenta no mercado como escola especialista em ginástica para o cérebro. Os franqueados encontram transferência completa de know how, junto dos treinamentos e de um suporte de excelência, garantido a todas as unidades.
A marca também foi reconhecida com os Selo de Excelência da ABF, TOP 5 do Franchising Brasileiro, além do Selo Amiga do Idoso pela Associação Brasileira de Gerontologia.
Novas franquias
Para quem quer investir no Supera, as oportunidades de franquias partem de R$ 178,9 mil.
Os franqueados recebem consultoria na implantação da franquia, suporte comercial e orientação para recrutamento de funcionários. Além disso, a franquia oferece treinamentos contínuos, manuais de operação e gestão, kit pedagógico completo e realiza eventos ao longo do ano para apoiar e engajar os franqueados.
O Supera espera inaugurar mais de 30 novas unidades até o final de 2020.