*Este é um conteúdo patrocinado por anunciante.A transferência de know how está no cerne de qualquer operação de franquia e é indispensável para um negócio de sucesso. Por isso, o treinamento de franquias é um dos pontos mais importantes no processo de franchising – não só para o franqueado, mas também para a franqueadora.

Enquanto o franqueado se apoia no treinamento para entender como o negócio deve ser operado e para adquirir conhecimento em uma área com a qual, muitas vezes, ele ainda não está familiarizado, para a franqueadora esse é um recurso para garantir o padrão de atendimento e serviço em todas as unidades da rede.

➥ Quer ter uma franquia de sucesso? Confira nosso manual e saiba como acelerar a expansão da sua franquia

Nesse sentido, investir na educação a distância pode ser uma excelente pedida para as franqueadoras oferecem um treinamento com praticidade e custos reduzidos sem perder a qualidade.

O ensino a distância tem apresentado um forte crescimento no Brasil. Só no ensino superior são 4 milhões de vagas em cursos EAD. Em 2016, o número de alunos matriculados em cursos EAD cresceu 7,2%, segundo o Censo de Educação Superior divulgado pelo Ministério da Educação.

As franqueadoras também estão aproveitando essa modalidade de ensino para transmitir seus treinamentos para franqueados de forma eficaz, com cada vez mais adeptos. Confira algumas vantagens de investir em treinamentos EAD para sua rede de franquias!

Redução de custos

Uma das vantagens mais atrativas para as franqueadoras adotarem o EAD no treinamento de seus franqueados é financeiro: o ensino a distância ajuda a reduzir custos com treinamentos. Enquanto os cursos presenciais exigem gastos com viagens e recursos materiais, treinamentos a distância dispensam esse tipo de investimento, uma vez que o franqueado pode fazer as aulas de casa, com seu próprio computador.

Praticidade

Não é só a redução de custos que conta a favor do treinamento EAD: essa modalidade de ensino também ganha em praticidade. Com aulas e conteúdos de fácil acesso, os treinamentos a distância podem ser realizados a qualquer momento e de qualquer lugar – o que ajuda franqueado e franqueadora a ganharem tempo e flexibilidade.

Além disso, o conteúdo pode ser elaborado uma única vez e replicado a todos os franqueados, sem a necessidade de mobilizar equipe para ofertar o treinamento cada vez que um novo franqueado entra na rede.

Treinamento contínuo

Por conta do custo reduzido e da praticidade, a opção pelo ensino a distância também intensifica a oportunidade de oferecer treinamento contínuo. Por meio de EAD é possível ofertar aos franqueados atualizações constantes sobre o mercado, a franquia, tendências e produtos, permitindo a transmissão de conteúdos de forma fácil e eficiente.

Outro benefício é que os conteúdos podem ser armazenados e acessados novamente a qualquer momento, permitindo que os franqueados consultem em caso de dúvidas no futuro.

Atinge toda a equipe

Não é só o franqueado que pode receber treinamentos da franqueadora: toda a equipe de funcionários da unidade franqueada também pode ser treinada em áreas como atendimento, produtos e serviços prestados.

O EAD é um ótimo aliado nesse sentido, uma vez que permite que a franqueadora atinja toda a equipe, disponibilizando os treinamentos para todos os funcionários, incluindo aqueles que forem contratados depois do momento do treinamento inicial de franquia.

Multimídia

Engana-se quem pensa que os treinamentos EAD perdem em riqueza de informações ou que prejudicam a aprendizagem. Por meio do uso de multimídia é possível potencializar o ensino, disponibilizando diferentes tipos de materiais – vídeos, manuais em PDF, apresentações, áudio, fóruns de discussão etc.

EAD no treinamento de franquias com Solutto

Especializada em soluções para gestão de franquias, a Solutto oferece um módulo dedicado a treinamentos a distância, permitindo a criação de uma universidade corporativa.

O módulo pode ser acessado online por franqueados e equipes de colaboradores, facilitando a capacitação de toda a rede da franquia. A plataforma aceita arquivos multimídia em diversos formatos, além de possibilitar que os usuários parem e voltem para o conteúdo sem perder materiais.

O controle dos treinamentos pela franqueadora também é considerado pelo software, que permite matrículas automáticas e a alteração dos conteúdos pelo administrador a qualquer momento.

DEIXE UMA RESPOSTA