Fundada em 2002, a Jumper! está se reinventando para continuar crescendo no mercado de educação. A rede de franquias de cursos acaba de lançar um modelo de negócios EAD, que exige estrutura mínima e baixo investimento.
Por meio da franquia EAD, o franqueado pode atender a milhares de alunos com um catálogo de mais de 500 cursos online em várias áreas de atuação. São mais de 17 mil horas de cursos disponíveis na plataforma.
A Jumper! é especialista em cursos profissionalizantes e de idiomas. Há opções de cursos nas áreas de tecnologia, saúde, indústria, administração e beleza.
Os alunos pagam uma assinatura mensal para ter acesso à plataforma Jumper Play, e podem escolher qualquer um dos cursos disponíveis online.
Potencial da educação a distância
O novo modelo de franquia da Jumper! é estratégico diante do cenário atual. Com a disseminação do novo coronavírus e as medidas de isolamento social em todo o Brasil, os cursos online devem ganhar ainda mais espaço, por possibilitarem que os alunos estudem sem sair de casa.
Com a franquia EAD, a Jumper! também proporciona mais segurança para seus franqueados.
O modelo pode ser operado com uma estrutura muito mais enxuta que a de uma escola tradicional, reduzindo drasticamente o contato presencial com outras pessoas. Assim, o franqueado pode continuar faturando mesmo durante o período de quarentena, sem se expor a situações de risco.
Apesar do aumento do interesse por cursos a distância no contexto atual, o crescimento dessa modalidade de ensino já vem sendo observado há algum tempo.
De acordo com o Censo de Educação Superior, divulgado pelo Ministério da Educação (MEC), o número de vagas de cursos de graduação EAD superou o de cursos presenciais em 2018. Foram 7,1 milhões de vagas para cursos a distância, contra 6,4 milhões para cursos presenciais.
Entre 2017 e 2018, o número de cursos a distância dobrou. Segundo o MEC, em 2018 foram ofertados 3.177 cursos de graduação EAD, número que representa uma alta de 50,7% em comparação com o registrado no ano anterior.
Baixo investimento
Outra atratividade da modalidade de franquia EAD é o baixo custo. Para se tornar um franqueado, o investimento inicial é de 15 mil reais.
Além disso, os franqueados não precisam se preocupar com o pagamento mensal da taxa de royalties: esse valor já está incluso nas mensalidades dos cursos online.
O faturamento médio mensal do modelo EAD é de 5 mil reais, com prazo de retorno de investimento previsto para três meses.