As franquias de loja virtual são uma opção promissora para quem deseja ganhar dinheiro no mercado de franchising.
O setor de e-commerce já vinha avançando nos últimos anos e o coronavírus fez com que o público que compra pela internet aumentasse ainda mais.
O consumidor, agora, além de confiar mais na compra virtual, também entendeu o quanto o hábito é prático e confortável, o que deve tornar o segmento ainda mais sólido.
➥ Confira também: 100 opções de franquias baratas (a partir de R$ 699)
E se você também gostaria de ter uma loja virtual, o franchising pode ser uma ótima opção! Afinal, abrindo uma franquia de loja virtual você conta com o apoio de uma marca que já testou o modelo de negócio e pode oferecer o suporte necessário para você aumentar suas chances sucesso.
Neste material você encontra:
- Como abrir uma franquia de loja virtual?
- Como funciona a franquia de uma loja virtual?
- O que vender em uma franquia de loja virtual?
- Quanto lucra uma franquia de loja virtual?
- É preciso ter CNPJ para abrir uma franquia de loja virtual?
- Opções de franquias de loja virtual
Como abrir uma franquia de loja virtual?
O processo para escolher uma franquia de loja virtual não se difere muito daquele seguido nos negócios tradicionais.
Para começar, você deve encontrar o segmento de comércio que deseja seguir. Ajuda se for uma área que já tenha experiência ou profundo interesse. Antes de decidir, também vale a pena se informar sobre os números desse setor no mercado, para saber se está crescendo e lucrando.
Ao encontrar a sua área de interesse, chegou a hora de pesquisar franquias que atuam neste mercado e buscar o máximo de informações sobre elas. Avalie quais franquias de loja virtual se encaixam no que você procura em termos de faturamento, valor de investimento, metodologia, benefícios e etc.
Depois de escolher a franquia ideal, você deverá passar por um processo seletivo com a franqueadora para que ambas as partes tenham certeza de que devem fechar negócio. Após a assinatura do contrato começará o planejamento para a inauguração da sua loja virtual.
Como funciona a franquia de uma loja virtual?
A implantação de um negócio de vendas online diferente dos modelos tradicionais, principalmente, porque não existe a etapa de escolha do ponto comercial. Isso porque as franquias de loja virtual costumam ser também franquias home office, em que o franqueado opera o negócio em sua casa.
Portanto, uma vantagem logo de início: sua loja virtual pode ser inaugurada muito mais rapidamente do que uma loja física, já que o modelo elimina todo o processo de prospecção de local e obras, além dos valores que seriam gastos com abertura e manutenção deste ponto.
Além disso, uma franquia de loja virtual também dispensa a necessidade de um estoque, isso porque, geralmente, a franqueadora fica responsável pela separação e envio das mercadorias vendidas pelo franqueado. Portanto, a mão de obra e os valores dirigidos à reposição de estoque também não existem.
A franqueadora deverá se dispor a fornecer todo o treinamento e suporte que o franqueado necessita para replicar o modelo de sucesso exercido pela franquia. Para saber quais são todos os benefícios e direitos de um franqueado não se esqueça de se informar muito bem durante as reuniões com a empresa, como mencionamos anteriormente.
O que vender em uma franquia de loja virtual?
Sabemos que é possível comprar praticamente tudo pela internet, não é mesmo!? Confira alguns dos segmentos que podem ser explorados:
- Saúde, beleza e bem estar: o setor ficou em segundo lugar no destaque de faturamento entre o 4Tri 2019 e o 3Tri 2020, com R$ 34.718 bilhões, segundo a ABF, e oferece um amplo mix de produtos que podem ser comercializados na internet. Entre eles, podem ser citados: cosméticos, maquiagens, perfumes, medicamentos, produtos terapêuticos e fitness, por exemplo.
- Roupas, calçados e acessórios: o que mais se pensa quando falamos de loja virtual é o setor de moda, não é verdade!? Este mercado também é bastante resiliente no brasil e várias franquias de roupas, calçados, acessórios e outras mercadorias trabalham com a possibilidade do franqueado fazer as vendas em uma loja virtual própria.
- Pet shop: ter uma loja virtual de produtos para animais de estimação, como brinquedos, medicamentos, petiscos, roupas e acessórios também pode ser um ótimo negócio. De acordo com dados do Instituto Pet Brasil, as vendas pela internet cresceram 65,6% no primeiro trimestre de 2020!
- Turismo: embora o turismo tenha sofrido durante a pandemia, há boas expectativas de retomada para 2021. As redes que atuam neste segmento costumam criar um site personalizados para o franqueado comercializar pacotes de viagens, passagens aéreas e rodoviárias, seguros, passeios e outros serviços.
- Móveis e decoração: a procura por itens relacionados à comodidade dentro de casa aumentaram bastante durante a quarentena, e nichos como venda de sofás, colchões, cadeiras de trabalho e outros artigos ligados à área de móveis e decorações também podem ser boas opções para franquias de loja virtual.
Quanto lucra uma franquia de loja virtual?
O lucro de uma franquia pode depender de uma série de fatores, como modelo de negócio, nicho de mercado, estrutura da franqueadora e preço de venda. Entretanto, pode depender também da organização, planejamento e comprometimento do franqueado.
Para que você tenha um parâmetro em termos de valores, trouxemos uma lista de franquias virtuais no final da matéria, onde você pode encontrar empresas com valores de investimento, faturamento e taxa de lucro variadas.
É preciso ter CNPJ para abrir uma franquia de loja virtual?
Nem sempre é necessário ter um CNPJ para obter uma franquia virtual, principalmente quando é a própria franqueadora que administra a logística. Entretanto, as condições variam de franqueadora para franqueadora. Por isso, o mais indicado é que você se informe diretamente com a rede a respeito destes detalhes.
E para você que ainda não sabe onde encontrar boas opções de franquias de loja virtual, confira a lista a seguir:
10 sugestões de franquias de loja virtual
Se você gostaria de trabalhar em casa, aproveite e confira também essa lista com dicas e franquias home based!