Não só para ter independência financeira, mas também devido à possibilidade de ter mais qualidade de vida e realização pessoal, muitos brasileiros sonham em iniciar um negócio.
Só que nem sempre eles sabem definir o momento exato para começar. É o que afirma um estudo da Global Entrepreneurship Monitor (GEM), que apontou que três a cada dez pessoas que pretendem empreender não sabem se chegou a hora certa para isso.
Portanto, se esse também é o seu caso, confira abaixo 5 sinais que podem te ajudar a definir o momento de se tornar um empreendedor.
1. Vontade de inovar
Um dos principais sinais de que está na hora de apostar em um negócio é a vontade de inovar. Você tem ótimas ideias, mas elas são ignoradas no seu trabalho? Sabe que poderia estar fazendo mais?
Se você respondeu sim à essas perguntas, provavelmente a sede de fazer algo novo está em você e abrir sua empresa pode ser um caminho para aproveitar essa característica!
2. Insatisfação com a sua renda
Outro indicativo de que chegou a hora de empreender é a insatisfação com a sua renda mensal. Se o salário do mês já não comporta mais suas despesas e sonhos, talvez seja o momento de buscar outras opções – mesmo que seja para complementar sua receita.
Nesse caso, uma boa alternativa é recorrer opções para conseguir uma renda extra, que podem ser administradas em paralelo com suas obrigações e outras atividades profissionais.
3. Infelicidade no seu trabalho
Não estar satisfeito com o seu dia a dia profissional pode ser muito frustrante. Esse desânimo em relação ao trabalho acaba prejudicando sua rotina e sua vida, de forma geral.
Se você se sente assim e acha que poderia estar mais feliz sendo o seu próprio chefe, o momento de empreender chegou!
4. Enxerga oportunidade de se destacar no mercado
Quando percebe que falta algum produto ou serviço para atender uma demanda de merca, você automaticamente começa a pensar em uma forma de atender essa necessidade? Bem, se você enxerga desafios como oportunidades, certamente está a um passo de empreender.
Muitas oportunidades começam a partir de uma análise das possibilidades do mercado, seja por um serviço escasso, ou uma tendência de consumo, por exemplo.
5. Reconhecimento da sua capacidade e perfil
Por fim, o último sinal de que é o momento certo para você abrir seu negócio é conhecer suas capacidades financeiras e intelectuais e estar disposto a se dedicar para ter um negócio de sucesso.
Sabendo qual é o seu perfil de empreendedor, você saberá como escolher o segmento e modelo de negócio para apostar, entenderá quais são seus pontos fortes e poderá melhorar os pontos fracos.
Chegou a hora de empreender, e agora?
Se você percebeu que já está pronto para empreender, mas não tem experiência, uma franquia pode ser a solução.
No franchising existem redes que possibilitam que pessoas com o sonho de abrir um negócio possam fazer isso com um baixo aporte e mais segurança do que fariam sozinhas.
Um exemplo nesse sentido é o Grupo Franquias do Futuro. O grupo tem franquias virtuais em diferentes segmentos que oferecem bom faturamento, flexibilidade e suporte completo.
Entre as opções de investimento está a Bellaza, especialista em maquiagens e cosméticos; a Mazze Semi Joias, que desenvolve semi joias contemporâneas; e a Brasil Nutri Shop, uma referência em suplementos alimentares e produtos fitness.
Todas as franquias do grupo Franquias do Futuro funcionam no formato home office, possibilitam uma receita média de R$ 5 mil a R$ 10 mil mensais e um treinamento inicial completo para o gerenciamento do negócio.
Quer saber mais? Clique no botão abaixo e faça seu cadastro!