Que o Brasil é uma país empreendedor, isso não é novidade para ninguém. Nos últimos dois anos, batemos recordes de abertura de novas empresas, mas será mesmo que empreender é para todos?
Muitos são os questionamentos daqueles que desejam ter o próprio negócio, porém, o fundamental é entender qual o maior propósito ou motivo para isso.
É preciso desenhar de forma clara e objetiva quais são as expectativas, pois assim fica mais fácil buscar o tipo de negócio ideal de acordo com o seu perfil.
➥ Confira também: 100 opções de franquias baratas (a partir de R$ 699)
Por exemplo, se a pessoa deseja empreender buscando mais qualidade de vida, neste caso, será preciso encontrar um modelo de negócio que não dependa 100% dela na operação, como uma microfranquia, ou que ofereça tecnologia para que os resultados possam ser acompanhados à distância. Um outro caso seria de uma pessoa que busca ter escala nos negócios, com isso, ela precisa buscar redes que permitam a compra de várias unidades.
Por isso, é preciso cautela, por isso, vou detalhar abaixo um passo a passo de como encontrar o modelo de franquia de acordo com seu perfil:
Perfil
Inovador |
Franquias que tenham tecnologia, cultura de inovação, crescimento constante e que possam ser operadas de maneira remota. O perfil desse empreendedor está em busca de desafios. |
Comunicador | Perfil que se identifica muito com o contato ao público. Por isso, a sugestão é um modelo de negócios que o empreendedor possa atuar diretamente com vendas ou atendimento como franquias na área de educação, vendas, consultorias, saúde e beleza seriam boas alternativas. |
Executor | O empreendedor mão na massa, aquele que faz acontecer. Os melhores modelos de negócios estão relacionados a prestação de serviços como segmento pet e alimentação são alguns dos exemplos. |
Planejador | O perfil planejador costuma se dar muito bem com modelos de negócios que possuem processos organizados (começo, meio e fim). Modelos de negócios tais como consultorias e sistemas educacionais onde as informações são claras e objetivas são os mais indicados. Esse empreendedor muitas vezes tem a necessidade uma formar uma equipe que esteja a frente do atendimento e vendas. |
1° Qual meu perfil
Inovador – Comunicador – Planejador – Executor
2° Se não fosse pelo dinheiro em que segmento gostaria de empreender (sempre digo que dinheiro é resultado do que fazemos):
3° Porque quero empreender (liste aqui ao menos 2 motivos)?
4° Quanto de tempo e energia está disposto a investir no novo negócio:
Essas perguntas básicas já são suficientes para gerar uma grande reflexão. Pode ter certeza que a maioria das pessoas podem responder: “quero empreender para ter mais TEMPO e DINHEIRO”, porém, muitos descobrem ao longo do caminho que o que menos terão são esses dois objetivos, sabe porquê? Simples, ambos são resultados de uma empresa redondinha que gera recursos sustentáveis sem que o dono precise estar 100% envolvido na operação. Então, antes que buscar uma franquia conheça o seu perfil e veja se as oportunidades condizem com as suas expectativas.