Dando sequência ao seu plano de expansão em 2022, o Mercadão dos Óculos abriu mais de 60 unidades no primeiro semestre desse ano. No momento são mais de 600 franquias em fase de operação e implantação.
“O Mercadão dos Óculos expande de forma constante e sólida porque oferece um modelo de negócio funcional para todas as regiões. Além disso, temos um suporte de excelência, o que potencializa os resultados”, diz Gustavo Freitas, CEO da rede.
O crescimento da rede em 2022 permitiu que ela aumentasse a sua popularização em 16 estados do país. “Abrimos nossa primeira unidade em Alagoas, que segue com um bom desempenho. Em contrapartida, no Rio Grande do Sul foram mais de 15 inauguradas”, comenta Freitas.
➥ Confira também: 100 opções de franquias baratas (a partir de R$ 699)
Para os próximos meses, o Mercadão deve continuar crescendo em diversas cidades, sendo que, para julho, a rede já prevê quase 20 inaugurações por todo o país.
Estratégias usadas pelo Mercadão dos Óculos
Para alcançar este objetivo, a franquia colocou em prática algumas estratégias. Uma delas foi a criação de um modelo de negócio mais simples, voltado para cidades com até 30 mil habitantes. “Isso nos ajudou a chegar em municípios onde havia uma demanda maior por óticas“, conta o CEO.
Além disso, o Mercadão dos Óculos investiu forte no trabalho com multifranqueados. No total, esse tipo de empreendedor representa cerca de 50% de todas as franquias e, em 2021, das 171 lojas comercializadas, 43% foram para eles.
Dentre as novidades apresentadas nesse ano, podemos destacar também o lançamento do MDO Pay, que fez com que o Mercadão dos Óculos se tronasse uma subadquirente, ou seja, uma empresa que faz a intermediação do pagamento entre adquirentes, bandeiras de cartão e bancos.
Em outras palavras, agora, o cliente pode parcelar a compra em até quatro cartões, por meio da conta digital do MDO Pay. Já os franqueados podem emitir boletos, receber e antecipar pagamentos.