Praticidade e eficiência em compras de conveniência: essa é a proposta do Alô Madruga, rede de lojas de conveniência delivery que trouxe ao mercado um modelo de negócio que faz sucesso entre consumidores.

Fundada em 2011, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, o Alô Madruga se tornou referência no segmento e conquistou outros bairros da capital carioca. Hoje, a marca conta com três unidades em operação e tem planos para crescer: a projeção é de que a franquia inaugure 100 novas lojas nos próximos cinco anos.

O mix de produtos é bastante variado. São mais de 500 opções de itens, incluindo mais de 100 rótulos de bebidas (cervejas, vinhos, destilados, espumantes, sucos e refrigerantes) e mais de 200 opções de snacks doces e salgados, além de sorvetes, artigos de tabacaria, entre outros produtos.

“O Alô Madruga surgiu como uma forma de atender às minhas necessidades e de amigos. Nesses sete anos, percebemos quanto o nosso cliente busca conforto e praticidade. É um mercado que não para de crescer e nós sentimos isso no dia-a-dia”, conta Leon Schaefer, fundador do Alô Madruga.

Com faturamento de 4,8 milhões de reais em 2017, a expectativa da rede é alcançar a marca de 250 milhões de reais de faturamento anual em cinco anos.

De olho nesse crescimento, a marca iniciou sua expansão por franquias neste ano, trabalhando com um modelo de loja física com atendimento delivery. O investimento parte de 200 mil reais e a operação é simples, demandando um total de oito funcionários na equipe.

Por conta do alto potencial do mercado e da procura por esse tipo de serviço, a perspectiva da franquia Alô Madruga é de um bom retorno aos franqueados. Com faturamento médio mensal de 120 mil reais, a margem de lucro fica em 15% e o payback deve acontecer a partir de 24 meses.

Hoje, cada uma das unidades da marca comercializa cerca de 6 mil cervejas, 3 mil bebidas e 3 mil snacks todos os meses – são cerca de 3,5 mil entregas realizadas por cada loja mensalmente.

Suporte e treinamento

Aos franqueados, o Alô Madruga disponibiliza um amplo suporte, que abrange desde a implantação da unidade até o dia a dia do negócio.

A franqueadora faz todo o acompanhamento de abertura de empresa, execução de obras, enxoval de abertura e inauguração da loja. Na rotina da franquia, os franqueados contam com visitas periódicas de consultoria, além de um serviço de atendimento com apoio administrativo, de logística, contratos e processos. Para facilitar a comunicação entre franqueadora, franqueados e colaboradores, a rede dispõe de uma plataforma de comunicação direta.

O suporte inclui ainda assessoria de marketing, com criação e estratégias de desenvolvimento de campanhas e ações de comunicação, e um sistema de Business Intelligence que faz coleta e análise de informações importantes para otimizar resultados.

Os treinamentos são direcionados a franqueados e funcionários da unidade, com capacitação contínua. O treinamento inicial é presencial, passando por uma etapa sistêmica e outra na operação, com acompanhamento do supervisor responsável.

Atualmente, o Alô Madruga tem sua expansão voltada principalmente para os estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo. Até o final de 2018, a marca espera contar com sete lojas em operação.

Se preferir, cadastre-se para saber mais sobre a franquia:

DEIXE UMA RESPOSTA