O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) anuncia o lançamento de um projeto que promete incentivo ao setor de franquias. Apresentado na última terça-feira (12), por meio de uma iniciativa conjunta com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o Projeto Franquias visa ampliar o acesso do Cartão BNDES para o mercado de franchising no Brasil.

Criado há 16 anos para apoiar micro, pequenas e médias empresas, o Cartão BNDES passa a oferecer a franqueados a possibilidade de adquirir máquinas, equipamentos e serviços específicos de redes franqueadoras.

Para ter acesso ao recurso, é preciso que as franqueadoras cadastrem seus fornecedores junto ao BNDES, o que poderá ser feito sem custos no site do Cartão BNDES, que passa a ter uma categoria de serviços especificamente voltada ao setor de franquias. Além disso, é necessário que as empresas tenham sede no Brasil, estejam em dia com os tributos e tenham faturamento de até 300 milhões de reais.

O objetivo do Banco é atingir especialmente micro e pequenas empresas, ampliando seu canal de escoamento de crédito.

“A iniciativa veio em um momento muito bom, quando o Banco busca reforçar o relacionamento com MPEs. Em 2017, 42% dos recursos desembolsados pelo BNDES e 80% das operações foram direcionados a essas empresas”, afirma Marcelo Porteiro, superintendente da Área de Operações e Canais Digitais, em nota divulgada pelo BNDES.

Duas redes franqueadoras já firmaram acordos para acesso ao cartão e cadastraram seus fornecedores na base: a Casa do Construtor e a China In Box.

Segundo informações divulgadas pelo Banco, atualmente o Cartão BNDES opera com taxa de 1,39% ao ano, e os clientes contam com limite de até 2 milhões de reais por banco emissor.

DEIXE UMA RESPOSTA