*Este é um conteúdo patrocinado por anunciante. Independentemente do tamanho e do segmento de atuação, qualquer empresa apresenta preocupações que vão além do seu core business. Uma escola de idiomas de bairro e uma empresa multinacional, por exemplo, têm processos e obrigações semelhantes em suas tarefas cotidianas. Aqui, podemos citar as atividades fiscais, administrativas, contábeis, de recursos humanos e por aí vai.

Em suma, não é exagero afirmar que as empresas gastam muito tempo, recursos, e energia para executar essas tarefas. Dessa maneira, acabam desperdiçando esforços para se dedicar à linha de frente e estratégica do negócio, àquilo que realmente interessa. A história se repete nas redes de franquias.

➥ Quer ter uma franquia de sucesso? Confira nosso manual e saiba como fazer uma gestão mais eficiente

Diante desse cenário, surge o BPO, Business Process Outsourcing (terceirização de processos de negócio, em bom português). Trata-se, basicamente, de uma alternativa de enxugar custos e aumentar a produtividade por meio da terceirização de processos e atividades que fogem completamente da alçada principal da empresa.

Mas o BPO não é apenas uma simples terceirização. Esse serviço faz uma análise ampla de toda a estrutura da empresa para, aí então, remodelar os processos da organização a partir de tecnologia e profissionais gabaritados em atividades-meio.

Em resumo, a solução reduz custos operacionais, aumenta a qualidade dos processos não-estratégicos e eleva a produtividade da contratante. O BPO tem se mostrado tão eficiente que já conquistou o mercado mundial (e brasileiro). Para se ter uma ideia, de acordo com o Brasil TI-BPO BOOK, o setor de BPO movimentou, em 2015, 14,2 bilhões de reais no Brasil.

Ao adotar a terceirização de processos de negócio em uma rede de franquias, por exemplo, franqueadores e franqueados podem dedicar-se integralmente no core business do negócio. Em meio a tantos benefícios, é importante ter alguns cuidados quando for implementar o BPO na sua franquia. Veja, a seguir, quais são eles:

Avalie os processos que atrapalham sua atividade-chave

Em primeiro lugar, é importante definir quais são as atividades de back office (retaguarda) que atrapalham seu foco no dia a dia. Quando você contratar um serviço de BPO, ele deve solucionar esses problemas.

Analise as condições oferecidas pelo parceiro

Isso é óbvio, mas o serviço de BPO precisa trazer mais soluções do que problemas. Nesse sentido, procure analisar, de forma bem criteriosa, as condições oferecidas pelo parceiro.

Por exemplo, é fundamental que a plataforma da operação BPO seja responsiva. Assim, o gestor consegue acompanhar cada etapa dos processos a partir de qualquer dispositivo. Isso é mais mobilidade e agilidade para tomada de decisões. Outras questões técnicas, como compatibilidade com sistemas de ERP e funcionalidades disponíveis, devem ser observadas nesse processo.

Prepare sua equipe

Com a implementação do BPO, sua franquia deve passar por uma reestruturação organizacional. Portanto, você deve, com antecedência, preparar e treinar sua equipe para essa grande mudança.

E você também deve estar preparado para analisar os indicadores dessa nova etapa de gestão. Vamos combinar, de nada adianta ter os mais variados recursos, se você não souber medir os indicadores e identificar os reais benefícios que o BPO está trazendo à sua franquia.

Conheça a Via Indicadores

Fundada em 2012, a Via Indicadores é um BPO para micro, pequenas e médias empresas que tem como objetivo reduzir consideravelmente custos e fornecer informações preciosas do negócios às empresas contratantes por meio de um sistema de compartilhamento de serviços.

Com o foco voltado ao varejo, a Via Indicadores possui recursos específicos para o setor de franchising, como controle de contratação de serviços, conciliações de cartões, fechamento de caixa online, gestão e controle de demandas feitas pelo ponto de venda, entre outros. Isso sem falar da intranet personalizada que conecta uma ou mais franquias.

Atualmente, o BPO da Via atende mais de 70 clientes. Entre eles, destacam-se franquias e marcas como DryWash, Boali, Capodarte, Salinas e Japengo.

DEIXE UMA RESPOSTA